banner

SÃO FRANCISCO DE SALES: UMA DEMONSTRAÇÃO DE QUE A CORAGEM DOS CRISTÃOS COMEÇA POR SABER QUE DEUS NOS AMA

novembro 21, 2019

SÃO FRANCISCO DE SALES: UMA DEMONSTRAÇÃO DE QUE A CORAGEM DOS CRISTÃOS COMEÇA POR SABER QUE DEUS NOS AMA

Eles não conhecem o amor de Deus, é por isso que os inimigos do cristianismo costumam se perguntar por que a coragem que os cristãos exibem em face da perseguição e do martírio e, pelo menos verbalmente, dizem que isso se deve ao fanatismo e à sua ignorância
s_franciscodesales1

São Francisco de Sales é talvez um dos exemplos mais claros de coragem cristã e sua vida nos dá luz sobre a fonte da qual essa coragem vem.

São Francisco de Sales (1567-1622), foi um grande professor de espiritualidade, doutor da Igreja e bispo de Genebra.
Sua estatura era tal que o grande Dom Bosco escolheu seu exemplo para fundar sua Congregação Salesiana.

A VOCAÇÃO DE FRANCISCO DE SALES

A Reforma Protestante estava em pleno andamento em toda a Europa .
Cidades inteiras, províncias inteiras haviam caído em heresias.
Vidas mortais perdidas, famílias desfeitas, destruição, tanto física quanto espiritualmente.
Era uma guerra pelas almas, e Deus envia um guerreiro mais implausível.
vitral de San Francisco de sais

São Francisco de Sales foi o filho primogênito de ricos nobres franceses .

Ele era bonito e bem-educado, habilidoso em esgrima, passeios a cavalo e dança, um bom conjunto para aqueles que pertenciam a classe aristocrata afim de ser bem vindo em todas as casas desta classe.
Ele estava sendo treinado para se tornar um magistrado e suas lições estavam indo bem.
Então, uma noite, quando Francisco de Sales tinha dezoito anos, ele participou de uma discussão teológica sobre a predestinação.
O conceito abalou a alma do jovem , enchendo-o de tanto medo e nojo que, nos dois anos seguintes, seu desespero o fez ficar mal fisicamente, às vezes tão ruim que ele estava realmente acamado.
Finalmente, com o último resto de sua força e vontade, ele se arrastou para uma antiga paróquia parisiense e rezou os Acordaos (Lembrais-vos) diante de uma imagem de Nossa Senhora da Boa Libertação.
A partir daquele momento, ele nunca perdeu a esperança do amor de Deus por todas as pessoas, nem seus bons planos para seus filhos, e deste modo, Francisco de Sales se comprometeu com Deus com um voto de castidade.
As pessoas que viviam ao redor de Francisco de Sales começaram a perguntar se ele considerava uma vocação para o sacerdócio.
O bispo local perguntou pessoalmente, mas Francisco de Sales permaneceu calmo sobre o assunto.
Ele queria que a vontade de Deus fosse inquestionavelmente clara antes de embarcar em uma jornada para o sacerdócio, e esperava um sinal inegável .
O sinal chegou um dia enquanto Francisco de Sales estava cavalgando, e pode-se ressaltar que ele era um cavaleiro muito bem treinado, no entanto, ele foi jogado do cavalo três vezes.
E ainda mais notável foi o fato de que toda vez que ele caía, sua bainha e espada pousavam no chão em forma de cruz.
Tomando isso como um sinal claro da vontade de Deus que ele estava esperando, Francisco de Sales entrou no seminário, recebeu as ordens sagradas e começou sua vida como sacerdote.

A MISSÃO DO PADRE FRANCISCO DE SALES NA SUÍÇA

Inicialmente, as coisas não correram bem.
Os paroquianos achavam que o padre Francisco de Sales zombava deles por meio de suas homilias, e várias pessoas informaram o bispo que esse nobre sacerdote era controlador e egocêntrico.
estátua de são francisco de vendas
Em vista desse problema, Francisco de Sales apresentou um plano B impensável, ele tentaria uma viagem missionária à Suíça, onde tentaria converter as 60.000 pessoas que caíram no domínio calvinista.
Com nada além de sua fé e seu primo para lhe fazer companhia, Francisco de Sales estava pedindo para entrar na predestinação que o aterrorizava tão profundamente.
O bispo concordou, embora não houvesse dinheiro para ajudar a apoiar Francisco de Sales, nem seu próprio pai financiaria a missão.
Destemido, Francisco de Sales viajou para a Suíça, onde foi recebido com um golpe e tentativa de assassinato.
Quando não havia palha para dormir, Francisco de Sales dormia em uma árvore, amarrando-se para que não caísse durante a noite e fosse consumido pelos animais.
Uma noite, as temperaturas caíram tão severamente que o padre descobriu quando acordou que na verdade um membro estava congelado e tinha que ser cortado .
Por três anos, as coisas continuaram assim.
Três anos e nem um único convertido.
O tipo de situação que pode incitar alguns à violência e outros a jogar a toalha.
Francisco de Sales não fez nenhum deles.
Em vez disso, ele pegou a caneta e escreveu seus sermões que deslizavam sob as portas de aldeões hostis, confiando na obra de Deus em seus corações.
Gradualmente, as relações começaram a se descongelar.
As crianças da cidade puderam brincar com Francisco de Sales, e os pais, vendo como o padre interagia com os pequenos, deram passos hesitantes em direção à conversa com o padre .
Quando Francisco de Sales saiu da Suíça, sua bondade e paciência haviam ajudado 40.000 pessoas a voltar aos sacramentos.

SABER QUE DEUS NOS AMA NOS DÁ CORAGEM

Francisco de Sales ficou conhecido como evangelista, confessor e até místico, mas tudo o que ele fez foi marcado pela simples promessa: "Deus é amor".
Para São Francisco de Sales, essas palavras nunca chegaram a ser trilhadas, mas sempre o chamavam ao valor, o resultado inevitável do amor verdadeiro.
Como escreveu São João Apóstolo, "o amor perfeito lança fora o medo" (1 João 4,18).
O medo paralisou São Francisco quando ele era jovem, mas esse amor perfeito acalmou seu medo e levou Francisco à piedade e a grandeza.
Foi essa confiança no amor perfeito que permitiu que São Francisco de Sales fosse verdadeiramente honesto consigo mesmo e fizesse um corajoso auto-exame.
Francisco escreveu: "Não perca a coragem considerando suas próprias imperfeições, mas seja instantaneamente remediado, todos os dias a tarefa recomeça".
Em seu famoso trabalho, Introdução à vida devota, Francisco incentivou seu leitor a " seguir corajosamente no espírito de humildade para fazer uma confissão geral; e peço-lhe, não se deixe perturbar por nenhum tipo de temor".
Bem sabes que o óleo do escorpião é o melhor remédio contra o seu veneno; assim também a confissão do pecado é o remédio mais salutar contra o mesmo pecado; ela destrói-lhe tanto a confusão como a malícia. Sim, tantos encantos tem a confissão e tantos perfumes exala p ara o céu e a terra, que tira e sara toda a fealdade e podridão do pecado. (Filotéia, Parte I,19)
San Francisco de Sales ícone

Essa era a esperança em que Francisco se firmava.

E essa esperança pode nos levar a ser verdadeiramente honestos com nós mesmos.
Às vezes, temos vergonha de nossos pecados.
Às vezes, não queremos fazer o trabalho necessário para corrigir nossos erros.
Mas muitas vezes nossa indecisão está realmente enraizada no medo de que não merecemos ser amados.
Sabemos que somos pecadores e temos medo de que outros não nos amem se souberem a extensão de nossa depravação.
E, apesar das garantias dadas nas escrituras de que Deus nos ama com paixão, mesmo por meio de nossos pecados, estamos preocupados que isso possa não ser verdade.
Nosso medo de ser indigno de ser amado também está na raiz de muitos de nossos pecados .
Quando realmente não acreditamos que Deus nos ama frequentemente quando ficamos controversos ou zangados durante uma discussão, e podemos parecer seguros, mas na realidade somos duvidosos.
Apesar arrogância externa, nós estimamos o medo de que podemos estar errados .
Nossas bravatas não são construídas sobre a rocha mãe e atacamos com insultos para manter nosso argumento e não cair.
No entanto, quando temos realmente certeza de nossos pontos de vista, podemos ouvir e responder gentilmente e sem atitude defensiva.
Francisco, livre de dúvidas, foi capaz de se examinar não apenas com coragem, mas também de buscar a virtude, de buscar o amor que o libertara.
Ele também foi capaz de pregar esse amor e evangelizar, mesmo nos lugares mais hostis.
O que fez de São Francisco um mensageiro eficaz não foi apenas sua inteligência ou habilidade como orador.
Em vez disso, foi sua coragem e esperança no amor de Deus.
São Francisco de Sales, confiando que "Deus é amor" poderia se relacionar com inimigos hostis com caridade e graça.
Sua confiança em Deus não pôde ser abalada por seus interlocutores protestantes; portanto, ele foi capaz de ouvir e, por sua vez, ajudá-los a ouvir.
vitral
As escrituras nos dizem repetidamente: "Não tenha medo".
O medo nos afasta da esperança e do pecado.
São Francisco de Sales experimentou esse medo e o desespero que ele traz.
Mas ele seguiu Maria, que o conduziu para fora da dúvida e a uma vida de coragem e amor .
Nestes dias de barulho, gratificação instantânea e violência disfarçada de fervor ideológico, precisamos da intercessão de São Francisco de Sales ainda mais. Precisamos do seu exemplo de paciência, mansidão e crença total no perfeito amor de Deus.

Enfim afim de alcançarmos este ideal em nossas vidas, sigamos alguns de seus conselhos:

"Nosso coração deve esco­lher para si também, todos os dias, um lugar ou no Calvário ou nas chagas de Jesus Cristo ou em algum outro lugar perto dêle, para se retirar, de tempos em tempos, para repousar do bulicio e calor dos negócios exteriores e para se defender dos ataques do inimigo". [...] Lembra-te, Filotéia, de retirar-te muitas vezes à solidão do teu coração, ao passo que as tuas tarefas e conversas o ocupam exteriormente, para estares a sós com teu Deus. Tudo o que te cerca não lhe pode fechar a entrada, porque tudo isso está fora de si mesma. [...] Com efeito, tão sérias não são de ordinário as nossas conversas, nem exigem tanta aplicação as nossas ocupações, que não possamos subtrair-lhe um pouco de atenção para nos retirarmos à que­rida solidão. [...] Passemos cada dia algumas horas entregue à contemplação das coisas espirituais ; interpretando-as, porém, num sentido místico, elas nos descerram três belíssimas solidões, para onde nos podemos retirar com o nosso ama­tíssimo Jesus". (Filotéia, Parte II,12)

Fontes:



You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM