banner

CONFERÊNCIA NA ESCOLA ESPIRITUAL DO PADRE PIO DE PIETRELCINA # 02-ESPIRITUALIDADE MARIANA

novembro 04, 2019


ESPIRITUALIDADE MARIANA


Em outra parte de seu livro, o padre Tiberio Munari explica a espiritualidade mariana do Padre Pio, com as seguintes palavras:

A DEVOÇÃO À VIRGEM

A devoção de sua infância

Um verdadeiro retrato do Padre Pio seria incompleto se não desse o devido realce à sua devoção mariana.
Quando criança, Francisco (nome de batismo do Padre Pio) entrou na igreja de Pietrelcina para cumprimentar a Virgem da "Libera". Em 1901, quando tinha 14 anos, foi visitar o santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, com 7 outros colegas de escola e acompanhado pelo professor Dom Ângelo. Em 6 de maio de 1913, ele escreveu ao Pe. Agostinho, seu diretor espiritual:
"Esta Mãe tão terna, em sua grande misericórdia, sabedoria e bondade, quis derramar em meu coração tantas e tantas graças que, quando estou em sua presença e na de Jesus, sinto-me intimamente unido e ligado ao Filho através desta Mãe!".

O mês de maio dedicado a Maria

Padre Pio chamava o mês de maio: "o mês da linda mamãe". Em 1º de maio de 1912, ele escreveu a seu pai espiritual:
"Oh, lindo mês de maio! O mais bonito do ano. Sim, meu pai, este mês nos lembra muito bem as doçuras e a beleza de Maria! Pensando nos muitos benefícios que esta querida Mamãe me tem feito, tenho vergonha de não ter amado e servido a ela o bastante: por outro lado, aos cuidados afetuosos, tenho respondido com ingratidão."
"O mês de maio para mim é o mês das graças e este ano espero receber duas: me recolher consigo para não seguir vendo aqueles rostos feios (demônios); a outra, você a conhece. Gostaria de ter uma voz poderosa para convidar todos os pecadores do mundo a amar a Virgem."
Para mostrar sua devoção à Virgem e obter suas graças mais facilmente, ele oferece sacrifícios a ela. Em 21 de julho de 1913, ele escreveu ao seu pai espiritual: "Peço permissão para me abster de frutas na quarta-feira em honra à Virgem" e em 6 de janeiro de 1917 ele pede permissão para jejuar duas vezes por mês, uma vez em honra à Virgem e a outra em honra a Santo Antônio.
"Seu amor pela Virgem era muito grande, - revela um sacerdote - . Recordo que, uma vez pedimos ao Padre Pio, na festa da Assunção, um pensamento sobre a Virgem para esse dia. Seu rosto se iluminou e soluçando, ele nos disse : "Meus filhos, amemos a Virgem. Ela (e aqui se emocionou) é nossa Mãe". Nós também começamos a chorar, confusos e humilhados diante de tanto amor".
Um dia, Cleonice Morcaldi, sua filha espiritual, perguntou ao Padre Pio:
-Pai, a Virgem vem à sua cela um dia ou outro?
-É melhor dizer, respondeu Padre Pio, "se um dia ela não vem...
-Ela aparece ao Senhor como em Lourdes? - Cleonice seguiu perguntando ousadamente
-É sim. Lá ele apareceu., Mas aqui nada.
-Oh, que paraíso, Padre "Conte-me um pensamento sobre a grandeza de Maria para me anime a amá-la.
-Não basta para você saber que ela é a Mãe de Deus? Que todos os anjos e santos não chegam a louvá-la dignamente? Deus é o Pai do Verbo, Maria é a Mãe do Verbo, feita carne. Nada nos concede o Senhor sem passar pelas mãos da Rainha do Céu. Se Deus é a fonte da água viva, Maria é o aqueduto que a leva até nós. Ame-a na terra e você a contemplará no céu.

Sua arma favorita

Seu amor pela Virgem se expressava em particular pela oração do Santo Rosário, que ele sempre levava enrolado na mão ou no braço, como se fosse uma arma sempre empunhada.
Uma tarde, Padre Pio estava na cama e foi assistido pelo seu sobrinho Mario. O Tio disse a ele:
-Mario, traga-me a arma.
O sobrinho procurou aqui e ali na cela, em cima da mesa, na gaveta.
-Mas tio, não encontro nenhuma arma.
-Olhe no bolso do meu hábito.
O sobrinho remexeu no bolso grande, e nada.
-Tio aqui esta apenas a coroa do rosário.
-"Tonto", não é essa a arma?
-"Pegue esta arma", lhe havia dito uma vez em sonho a Virgem enquanto dormia.
Seus confrades chamavam o Padre Pio de "O Rosário Vivo" existe uma oração mais bonita - dizia ele - do que aquela que ela mesma nos ensinou? Sempre rezem o rosário.
E com o rosário na mão, pronunciando docemente os nomes de Jesus e Maria, ele entregou sua linda alma a Deus.
Padre Pio gostava de contar esse sonho:
"Uma noite, sonhei que estava olhando pela janela do coro e vi a praça lotada. Gritei para eles:
-O que vocês querem? -A morte de Padre Pio -responderam
-Ah, então vocês são comunistas! -Eu disse a eles e fui ao coro.
Nesse momento a Virgem veio ao meu encontro e disse:
-Não tenha medo, eu estou aqui. Tome esta arma, volte para a janela e use-a.
Eu obedeci e todos caíram mortos."

"Em nome da Virgem você será curada"

Uma jovem enfermeira de Bolonha foi hospitalizada em outubro de 1952 por uma forma nefrítica muito grave, de modo que era necessário uma operação. Uma noite, Padre Pio apareceu para ela em um sonho, dizendo-lhe: "Em nome da Virgem Maria, seus rins a partir deste momento não vão mais sangrar" e avisou que ela voltaria. Na manhã seguinte, os médicos a encontraram clinicamente curada e lhe deram alta. No entanto, ela disse que havia sido curada pelos médicos.
Padre Pio novamente apareceu a ela, muito sério, censurando-a por sua mentira.
"Foi a Virgem que veio curar você, lembre-se e repita para todos, porque há muitos jovens da sua idade que estão se perdendo, mas quando souberem o que aconteceu com você, eles poderão ser reabilitados."
"Quem não se lembra", - escreve Curci -, a oração da "Visita a Maria Santíssima" que Padre Pio rezava todas as tardes, diante do Santíssimo Sacramento? Seu coração batia por Ela, e sua alma ficava sensível até às lágrimas quando chegava àquela palavras "Não me desampare enquanto não me vejas salvo no céu, bendizendo-te e cantando suas misericórdias por toda a eternidade."
Em 1959, chegou à Itália, de Fátima, a imagem da Virgem Peregrina que visitou várias cidades da Península. Em 5 de agosto, chegou a San Giovanni Rotondo. Padre Pio estava doente e não podia sequer celebrar. Ele se deteve por um longo tempo em frente à imagem sagrada e lhe colocou entre as mãos o rosário, um gesto que arrancou lágrimas dos presentes.
Quando o helicóptero se levantou do terraço do hospital, levando a Virgem Peregrina, Padre Pio a chamou pelo nome e reclamou amorosamente:
-"Mãe linda, você chegou à Itália e eu fiquei doente; agora você vai e me deixa doente."
Naquele momento, ele sentiu um calafrio que percorreu seu corpo. Ele gritou:
-Estou curado! A Virgem me curou.
De fato, ele foi curado de sua pleurisia e nunca se sentiu tão saudável ou tão forte em toda a sua vida. Ele disse:
-A Virgem veio aqui porque queria me curar.

Amor concreto e profundo

A Virgem introduziu Padre Pio no mistério da cruz. Ele escreveu ao padre Agostinho, seu diretor espiritual:
"A Virgem dolorosa nos obtém do seu Santíssimo Filho, que nos aprofundemos cada vez mais no mistério da cruz e nos embebedamos nos sofrimentos de Jesus. Que ela nos conceda o amor pela cruz, aos seus sofrimentos e dores. Que Maria, que foi a primeira a praticar o Evangelho em toda a sua perfeição, também nos obtenha a ajuda de chegar junto a Ela. Vamos sempre associar-nos a esta querida Mãe, vamos sair com Ela juntamente com Jesus para fora de Jerusalém."
A Virgem também o introduziu no mistério eucarístico. Ele escreveu:
"Pobre Mãe, o quanto ela me ama. Eu a contemplei com renovado fervor no início do mês mais bonito. Com que afeição ela me acompanhou até o altar esta manhã. Pareceu-me que Ela nem sequer tinha ninguém em quem pensar, apenas em mim, enchendo meu coração com afeições santas."
Padre Pio não suportava que se colocasse em duvidas os privilégios de Maria.
Um dia, ouvindo falar de certos erros que circulavam em algumas escolas e revistas teológicas, referindo-se à virgindade de Maria e à interpretação de sua Anunciação, ele saiu de lá pedindo ao pai superior que o desculpasse: "Eu vou embora, - disse ele -, porque eu é muito ruim ouvir certas coisas."
Por Fabio José da Silva
Novembro de 2019.

You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM