banner

CONFERÊNCIA SOBRE O DOM DA SABEDORIA # LIÇÃO 01

setembro 16, 2019




LIÇÃO 1 # DEFINIÇÃO DO DOM DE SABEDORIA

Algumas definições do dom de sabedoria ou sapiência:

Adolf Tanquerey:

Um dom que aperfeiçoa a virtude da caridade, fazendo-nos discernir e entender a Deus e as coisas divinas nos seus princípios mais elevados, e fazendo-nos saborear (TANQUEREY, 1961: p. 640)

Antonio Royo Marín:

O dom da sabedoria aperfeiçoa maravilhosamente a virtude da caridade, dando-lhe a respirar o ar ou a modalidade divina que reclama e exige por sua própria condição de virtude teologal perfeita (MARÍN, 2018: p. 101)

Tanto no Antigo Testamento como no Novo é reconhecido o valor da sabedoria como um dom que provém de Deus. Vejamos alguns textos de ambos os testamentos:

Ensina-nos a contar nossos dias e assim teremos um coração sábio. (Sl 90,12- ênfase adicionada)

Suplicando ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai gloriosos, que vos dê o Espírito de Sabedoria e da Revelação, para que o conheçais de verdade. (Ef 1,17 - ênfase adicionada)

1. Uma palavra de Sabedoria é uma inspiração do Espírito Santo que concede alguma percepção ou compreensão profunda que comove fortemente os corações daqueles que a ouvem. Recordemos como as pessoas reagiam as palavras de Jesus: "De onde ele tira tudo isto?".

A Sabedoria tem 3 interpretações:

1. Uma é compreender os mistérios maravilhosos de Deus, seu amor, sua grandeza e sua preocupação por cada um de nós.

a) O nome sabedoria vem de sabor, assim como o paladar serve para conhecer os alimentos (diz Santo Isidoro) do mesmo modo a sabedoria é um conhecimento saboroso das coisas divinas Deus, de seus atributos e de seus mistérios” (cf. TANQUEREY, 1961: p. 640).

2. Outra é a revelação sobrenatural de um propósito de Deus em um dado momento, ou seja, “o coração vai mais longe que o espírito, tem mais penetração e compreende ou advinha o que a razão não alcança” (cf. TANQUEREY, 1961: p. 641).

a) É uma revelação da vontade de Deus sobre uma situação determinada.
b) É entender seu propósito em relação a pessoas, lugares e circunstâncias.

3. E outra é chegar a saber a solução que Deus tem para um problema ou uma situação determinada.

2. A base prática da Palavra de Sabedoria é a habilidade de aplicar a ciência recebida de Deus a situações específicas que demandam uma palavra sábia.

"Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não vos preocupeis com os argumentos para vos defender, nem com o que dizer. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer." (Lc 12, 12-13; Mt 10, 19-20; Mc 13,11)

Um exemplo cotidiano é o correto e talentoso uso de princípios e versículos bíblicos para aconselhar um matrimônio, afim de que seja recomposto e não se divorciem, ou diante de uma disputa em meio a opiniões contrárias, etc.

A sabedoria opera quando é apresentada uma necessidade especial e concreta. É a palavra que flui em um momento determinado e específico dando um conselho acertado, uma direção, uma motivação, uma consolação ou até uma exortação da parte de Deus.

Nos revela o que dizer em momentos de opressão e perseguição para que nossa defesa não seja a nossa, mas sim a defesa de Deus seja a nosso favor.

"[...] porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater." (Lc 21,15)

O texto de Mateus 16,13-17, possivelmente seja o melhor exemplo bíblico do Dom da Sabedoria aplicado na realidade:

Jesus foi a região da Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: "Quem é que as pessoas dizem ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda Jeremias ou algum dos profetas". "E vós", retornou Jesus, "quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo", Jesus então declarou: "Feliz é tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu."

Fica claro que o carisma de Sabedoria ou o dom de Palavra de Sabedoria é:

ü Uma iluminação do Senhor a uma pessoa específica,
ü que a impulsiona a dizer uma palavra prática,
ü afim de que se cumpra a vontade de Deus,
ü em uma determinada situação.

Seguindo a ordem da definição, vemos que a passagem do evangelho se encaixa perfeitamente em nossa definição do Carisma de Sabedoria:

ü Apareceu Pedro como o iluminado por Deus,
ü para dizer aos demais discípulos que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus Vivo,
ü desta forma se cumpriu a vontade de Deus de que os homens conhecessem quem era Jesus,
ü e aconteceu em uma reunião de Jesus com seus discípulos e ante uma pergunta efetuada pelo próprio Jesus.


Enfim prezado leitor finalizamos aqui esta primeira lição e até nossa próxima lição deste curso sobre o dom da Sabedoria onde falaremos sobre o tema: A Sabedoria provém de Deus. Fiquem na PAX!!!

POR IR. TOMÁS DE AQUINO, OSB
ABADIA DA RESSURREIÇÃO, SETEMBRO DE 2019.

You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM