banner

CHOTKY O ROSÁRIO ORTODOXO # BREVES CONSIDERAÇÕES

agosto 26, 2019



CHOTKI: O ROSÁRIO ORTODOXO


O cordão de oração, também conhecido como chotki em russo e komboskini em grego é uma ajuda muito antiga na oração cristã meditativa, a qual desafortunadamente, é virtualmente desconhecida no ocidente.

A oração central que se recita com o chotki é a Oração de Jesus, que também é chamada de "Oração do Coração". Todas as demais orações são completamente opcionais, somente a Oração de Jesus que é repetida 100 vezes, é necessária. Esta repetição não deve ser uma tentativa monótona afim de ganhar a atenção de Deus (cf. Mt 6:7), mas uma tentativa de mudar a nós mesmos, esclarecendo nossa mente de qualquer coisa exceto Deus. Cada repetição deve ser lenta e deliberada, rezando: "Senhor Jesus Cristo, filho de Deus Salvador", enquanto inspira; e "tem piedade de mim sou pecador", enquanto expira. O objetivo é conectar intensamente essa oração com nossa respiração, afim de verdadeiramente orar sem cessar (cf. 1Ts 5:17). Desde que esta oração está fisicamente conectada com a respiração, deve ser efetuada individualmente e não em grupo.

 

Jesus Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador (Lc 18,13)

 

Breve Definição


A "Oração de Jesus", chamada também de "Oração do Coração", é um dos principais métodos de oração dos monges e muitos fiéis do Oriente. Prática que, com o decorrer do tempo, foi sendo difundida em diferente culturas, nações e idiomas. É uma oração muito simples, baseada na Sagrada Escritura. Dentre as muitas passagens, podemos encontrá-la em Lc 18:13.

A fórmula "Jesus Filho de Deus, tem piedade de mim, sou pecador" que é repetida de modo reverente, muitas vezes durante o dia. Os que assim oram recorrem a uma fonte de poder e graça que conduz ao silêncio interior e a quietude que envolve totalmente a alma em sua dimensão contemplativa porque, invocando a Jesus, se obtém uma profunda paz e confiança em Deus, e uma grande serenidade e gozo.

Não é somente uma simples oração individual, todavia é também uma oração de intenções especiais e intercessoras, ou seja, ao invés de se dizer... "tem piedade de mim, sou pecador", pede-se pela pessoa enferma ou que necessita de nossa oração. O mesmo se aplica quando se reza pelo descanso eterno de um defunto: "Senhor Jesus, Filho de Deus, tem piedade de (nome da pessoa pela qual se reza), pecador".

Significados do Chotki


O Chotki é um "rosário" que tradicionalmente é confeccionado em lã pura afim de nos recordar que Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus. É de cor negra significando o luto pelos pecados (este é o tipo mais utilizado pela tradição eslava), o de cor bordô ou violáceo é para nos recordar o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo (contudo este pela tradição era mais utilizados pelos Bispos) , já o de cor de lã crua nos recorda propriamente o cordeiro. Também na confecção de um Chotki é comum utilizar contas de madeira ou outro material.

A cruz que pende do Chotki nos recorda a ação redentora de Nosso Senhor no Calvário. A Borla (lágrima) que segue ao extremo inferior da cruz, presentes em alguns Chotkis, nos recorda o consolo espiritual por meio das lágrimas em decorrência da compulsão pelos nossos pecados.

 

Modelos de Chotki


Os modelos de Chotki variam, ou seja, existem alguns para serem usados na munheca (bracelete) e outros a modo de um rosário. Podem conter 10, 25, 50, 100, nós sobretudo na tradição eslava. Na tradição antioquenha, o Chotki contêm 33 nós que representam os anos que Jesus permaneceu na terra.
  

 

Finalidade do Chotki


Tradicionalmente o Chotki é rezado em três ciclos, em honra a Santíssima Trindade. A finalidade principal desta prática de oração é obter a graça da oração contínua. Assim, levando o Chotki em sua mão, o monge ou o fiel leigo, recorda, continuamente, que sua tarefa principal é orar incessantemente, algo muito aconselhado por São Basílio. Isto explica o porque a um monge da igreja oriental, no dia de sua profissão lhe é confiado de modo imediato "o Chotki" com as seguintes palavras:

"Aceita irmão/ã (N.N), a espada espiritual que é a Palavra de Deus. Ora porque sempre deves ter o nome do Senhor em tua alma, em teus pensamentos, e diga sempre: 'Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador, tem piedade de mim, sou pecador'".

 

Uma forma de rezar o Chotki


Inicialmente trace o sinal da Cruz sobre si dizendo:

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Em seguida segurando a Cruz do Chotki ou a medalha (dependendo do modelo que estiver usando), diga:

Glória a Vós, ó Senhor nosso Deus. Por tua infinita graça, ampara-me, guarda-me, salva-me e tem piedade de mim, sou pecador.

Oração para antes de começar a "Oração de Jesus".

Ó Senhor nosso Deus, recorde-se deste teu servo, pecador e improdutivo, quando pronuncia Teu Santo e Venerável Nome, não me rejeites ao opróbrio, porque espero Tua misericórdia, mas concede-me, ó Senhor, de tudo o que tenho lhe pedido, o que seja útil para minha salvação, e dá-me a graça de amar-te e temer-te de todo o meu coração, para que tua vontade esteja sempre acima de todas as coisas em minha vida.

Pois Tu és um Deus bondoso e amante da humanidade, e a Ti glorificamos, ao Pai, + ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém

Ó Deus, purifica-me, pois sou pecador. (3 vezes)

Em seguida reze um Pai Nosso e ao final diga:

Pai nosso, que estais no céu. Santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso Reino. Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos têm ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

"Porque teu é o Reino, o Poder e a Glória, ó Trindade Santa, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém".

Na conta diferenciada que é dedicada a Nossa Senhora, reza-se:

Digno é em verdade, bendizer-te ó Mãe de Deus, sempre bem-aventurada, toda imaculada, Mãe do Nosso Deus. Mais honrada que os querubins, incomparavelmente mais gloriosa que os serafins. Sem corrupção deste a luz ao Deus Verbo, verdadeira Mãe de Deus nós te magnificamos.

Em seguida passando ao primeiro nó, reze a jaculátória em cada nó (segue algumas propostas):

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador, tem piedade de mim, sou pecador.

Ou outra jaculatório ou versículo de um salmo:
Senhor Jesus Cristo, retira do meu coração todo (a) (raiva, ódio, mágoa) e grava nele seu amor e o amor pela sua Cruz.

Vinde ó Deus, em meu auxílio, apressai-vos ó Senhor em socorrer-me.

Aquele que desejam rezar por outras pessoas devem dizer:

Ó Senhor, ofereço estas minhas Orações à Jesus, afim de interceder pelos Teus servos (N.) e pelas almas de Teus servos defuntos (N.)

Se o Chotki tiver divisões, reze a súplica a Mãe de Deus:

Pela intercessão da Theotokos (Mãe de Deus), Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim, sou pecador.

Ao terminar os nós estabelecidos no Chotki, reze o Triságio, seguido da Doxologia:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tem piedade de mim, sou pecador (3 vezes)

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espírito Santo, agora e para sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Algumas recomendações:


Mantenha sua rotina de oração do mesmo modo, tentando sempre manter o mesmo horário. Nos dias em que não for possível efetuar sua rotina, atualize-se no dia seguinte, rezando o dobro. Se por acaso não esteja com o Chotki em mãos, você pode utilizar um rosário latino (Mariano), onde nas contas da Ave Maria recita-se a Oração de Jesus e nas do Pai Nosso a Suplica a Mãe de Deus.



POR IR. TOMÁS DE AQUINO, OSB
ABADIA DA RESSURREIÇÃO, AGOSTO DE 2019.



You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM