banner

EVANGELHO DIÁRIO # Lc 17, 1-6

novembro 11, 2019


Hoje é 11 de novembro, segunda-feira

XXXII do Tempo Ordinário.

A leitura de hoje é do Evangelho de Lucas (Lc 17, 1-6):
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: "É inevitável que ocorram escândalos, mas ai daqueles que os provoca! Seria melhor para ele ser atirado ao mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço, do que fazer cair um só desses pequeninos. Cuidado, portanto! Se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo-lhe: 'Estou arrependido', perdoa-lhe".
Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta a nossa fé!" O Senhor respondeu: "Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: 'Arranca-te daqui e planta-te no mar', e ela vos obedeceria."
Hoje, o Evangelho nos fala sobre três temas importantes. Em primeiro lugar, da nossa atitude em relação às crianças. Se em outras ocasiões se nos fez o elogio da infância, neste nos adverte do mal que lhes pode ser causado.
Escandalizar não é uma desordem ou estranheza, como às vezes é entendido; a palavra grega usada pelo evangelista era "skandalon", que significa um objeto que causa tropeço ou faz escorregar, uma pedra na estrada ou uma casca de banana, para que possamos melhor entender entender. Jesus ressalta que devemos ter muito respeito com as crianças, pois afirma categoricamente: "[...] ai daqueles que os provoca (escândalos)" (cf. Lc 17,1).
Jesus anuncia um tremendo castigo e o faz com uma imagem muito eloquente. Todavia se vê na Terra Santa pedras de moinho antigas; são uma espécie de Mós velhos ainda são vistos na Terra Santa; eles são uma espécie de colares grandes que são colocados no pescoço daqueles que causam alguma impressão emocional ou trauma a alguém. Introduzir a pedra no que causou o escândalo e jogá-lo na água expressa uma punição terrível. Jesus utiliza uma linguagem quase de humor negro. Pobres de nós se prejudicarmos uma crianças! Pobres de nós, se os iniciarmos no pecado! E há muitas maneiras de prejudicá-los: mentir, ambicionar, triunfar injustamente, engajar-se em tarefas que satisfarão somente nossas vaidades...
Em segundo lugar, o perdão. Jesus nos pede que perdoemos quantas vezes for necessário, e ainda no mesmo dia, se o outro se arrepender, mesmo que nossa alma arda: "Se teu irmão pecar, repreende-o. Se se ele se arrepender, perdoa-lhe" (Lc 17,3). O termômetro da caridade é a capacidade de perdoar.
Em terceiro lugar, a fé: mais que uma riqueza de entendimento (no sentido puramente humano), é um "estado de espírito", fruto da experiência de Deus, de poder trabalhar contando com sua confiança. "A fé é o princípio da verdadeira vida", diz Santo Inácio de Antioquia. Quem age com fé realiza coisas surpreendentes, como o Senhor a expressa dizendo: "Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: 'Arranca-te daqui e planta-te no mar', e ela vos obedeceria" (Lc 17, 6).


You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM