banner

O PODER DA INVOCAÇÃO DO NOME DE JESUS PELA ORAÇÃO DO CORAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES

novembro 08, 2019


Oração de Jesus - Oração do Coração

A oração de Jesus é muito simples:
"Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tem piedade de mim, pecador"
"Domine Iesu Christe, Fili Dei, miserere mei, peccatoris. (peccatricis se for rezado por uma mulher)"
A oração de Jesus, segundo numerosos pais da igreja, é "essencial" ao nosso crescimento espiritual. A Oração de Jesus proclama nossa fé e nos humilha, pedindo misericórdia pela nossa pecaminosidade. A Oração de Jesus é considerada tão antiga quanto a própria Igreja.
A Oração de Jesus, diz o metropolita Anthony Bloom, "mais do que qualquer outra", ajuda-nos a poder "permanecer na presença de Deus". Isso significa que a Oração de Jesus nos ajuda a focar nossa mente exclusivamente em Deus sem "nenhum outro pensamento" ocupando nossa mente, no pensamento de Deus. Neste momento em que nossa mente está totalmente concentrada em Deus, descobrimos um relacionamento muito pessoal e direto com ele.

O poder da oração de Jesus está no nome de nosso Senhor

A oração começa com o nome de nosso Deus e Senhor, Jesus Cristo. O livro de Atos dos Apóstolos nos diz: “Pois não há, debaixo do céu, outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12). O poder na oração vem de proclamarmos o nome do Senhor. Em sua forma simples, confessamos nossa fé em Jesus Cristo como nosso Deus e Senhor.
São Teófano, o recluso, enfatiza a importância dessa oração quando diz: “Somente com a ajuda dessa oração é que a ordem necessária da alma pode ser mantida com firmeza...” (Art of Prayer, p. 92). Aqui ele diz poderosamente que essa oração em particular é essencial se quisermos colocar nossa alma em ordem, sendo totalmente direcionada a Deus.
Santo Inácio Brianchaninov diz: “Pelo poder do nome de Jesus, a mente é libertada da dúvida, da indecisão e da hesitação, a vontade é fortalecida e a correção é dada ao zelo e outras propriedades da alma” (Sobre a Oração de Jesus. p. 25). Ele está dizendo que, ao nos envolvermos nesta oração, a mente é libertada de sua confusão causada pelo ataque de numerosos pensamentos que nos afastam de Deus. Como a mente é domada pela repetida repetição dessa oração, a mente é controlada pela graça de Deus, para que possamos usar nossas faculdades racionais para direcionar nossos corpos de maneira apropriada, permitindo-nos agir de maneira consistente com a ensino de Jesus.

Qual é a implicação de invocar o Nome "Jesus"?

No livro A Oração de Jesus, de Um Monge da Igreja Oriental, ele escreve o seguinte:
"O anjo anunciou a Maria que seu filho seria chamado Jesus, pois salvaria os homens de seus pecados (Mt 1,21; cf. Lc 1,13). O nome Ιησους é a transcrição grega do hebraico Yeshua (Jesus), que é idêntico a Yehoshua (Joshua). A primeira dessas duas palavras hebraicas é uma contração da segunda, destinada a evitar a sequência das vogais o e u que eram repugnantes aos ouvidos dos judeus. O significado do nome Yeshua, embora claro em um sentido geral, é difícil de estabelecer com qualquer precisão estrita. A tradução “salvador” é mais ou menos correta: mais exatamente o nome significa “salvação de Yahweh” ou “Yahweh é salvação”. Portanto, o antigo ditado nomen est presságio - nome expressa de certa maneira a pessoa e seu destino - aplica-se à Anunciação do anjo referente ao nome da criança".
Podemos ver que o nome Jesus é algo bem diferente do tipo de nome que damos aos nossos filhos hoje. Quando recitamos, não estamos simplesmente ligando para José ou Isabel. É um nome com significado teológico enraizado na história mais antiga da humanidade. Não estamos chamando simplemente um ser humano chamado Jesus, mas ao nosso Deus afim de buscar nossa salvação.
O Monge Oriental continua:
"Três textos do Novo Testamento são de especial importância para a veneração do nome de Jesus. Antes de tudo (seguindo o que acreditamos ser a ordem cronológica), há o grande texto de São Paulo: "Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome, para que, no Nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra" (Fil 2,9-10). Em seguida, temos a declaração solene dos Atos dos Apóstolos: “Pois não há, debaixo do céu, outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (At 4,12) E, finalmente, no Quarto Evangelho, temos o segredo que Jesus revela aos seus discípulos: “Até agora, não pedistes nada em meu nome [...] se pedirdes alguma coisa em meu nome, ele vos dará” (Jo 16, 23-24)."
É um "nome acima de todos os nomes", um nome dado para nossa salvação e que, quando invocado sinceramente, pode nos trazer a graça de Deus. O Monge Oriental diz que é “acima de tudo os Atos dos Apóstolos que poderia ser chamado de o livro do nome de Jesus”. Ele ressalta que neste livro, “'Em nome de Jesus' são pregadas as boas novas, os convertidos acreditam que o batismo é conferido, as curas e outros sinais são realizados, as vidas são arriscadas e oferecidas”. O Nome não é “uma fórmula mágica”, ele aponta, porque para usá-lo é preciso “ter um relacionamento interno com o próprio Jesus".
São João Crisóstomo escreve sobre a profecia de Isaías: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel" (Is 7,14). Ele diz:
“Observe que a profecia não diz: Você o nomeará, mas “eles o chamarão”, ou seja, as pessoas e até o curso dos eventos. O que é profetizado é o seu nome final. As escrituras costumam fazer isso, substituindo um futuro que está acontecendo por um nome próprio. Portanto, a frase "eles o chamarão Emanuel" significa simplesmente que nele verão Deus com os homens. Deus pode ter estado com os homens antes, mas nunca de maneira tão evidente". (O nome de Jesus, pg. 39)
Ele está pontuando que um nome pode apontar para o destino de alguém. No caso do nome Jesus, não estamos honrando o nome de uma pessoa como normalmente pensamos, mas de Deus, que é nosso Salvador, o Filho de Deus, nascido de uma virgem, que sofreu a crucificação, ressuscitou dos mortos e capacitou os apóstolos a estabelecer Sua Igreja aqui na terra, tudo para nossa salvação. O nome "Jesus" é muito mais do que apontar para a forma humana de Sua vida aqui na terra.
Irenee Hausherr escreve,
Invocar o nome de Jesus não significa dizer "Ó Jesus"... Os cristãos ortodoxos adoravam confessar sua fé dizendo "Jesus Cristo", "Jesus Messias", "Filho de Deus" e, especialmente, "Senhor". Eles fizeram isso mais prontamente, pois os hereges se recusaram a fazê-lo... Os não-cristãos dizem "Jesus", como diria "Sócrates" ou Pitágoras". Tudo induzia os fiéis a dizerem algo diferente como profissão de fé e em reação àqueles que não compartilhavam dessa fé. Eles desconfiavam do amor verbal, sentimental, superficial. Eles sabiam que tinham que amar seu Senhor Jesus como Deus com todo o seu coração, alma, mente e força. Nenhum nome, nenhum título era significativo, a menos que apoiados por ações: “a maneira mais perfeita de dizer“ senhor ”é falar com ele a vida toda; é evidente, portanto, que invocar o nome do Senhor implica santidade, (Orígenes, Sel Ps 4, 2; PG 12: 1136C) in (Irenee Hausherr, O Nome de Jesus pg. 104-105).
Hausherr diz: “Invocar o nome de Jesus não significa simplesmente pronunciar o nome“ Jesus ”em oração ou dirigir uma oração explicitamente a Jesus.” Ele cita Pere Allo “Significa que alguém adora a Cristo como adora a Deus...” E isso não é algum tipo de ato mágico pelo qual chamamos o nome "Jesus" e somos salvos.
São Basílio escreve
Mas se alguém afirma que está escrito: "quem invocar o nome do Senhor será salvo" (Jo 2,32 e At 2,21), e que, portanto, um cristão só precisa invocar o nome de Deus para ser salvo, leia o que o apóstolo disse: "Como podem invocá-lo se não crêem nele" (Rm 10,14). Além disso, há as palavras do próprio Senhor: "Nem todo mundo que diz: "Senhor, Senhor" entrará no reino dos céus, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus" (Mt 7,21). Além disso, se alguém está fazendo a vontade do Senhor e não faz exatamente da maneira ordenada ou não por motivo apropriado de amor a Deus, todo o esforço que ele coloca em ação é inútil, e Jesus o próprio Cristo disse em seu evangelho: “Os hipócritas fazem estas coisas para serem vistas pelos homens: digo-vos sinceramente, eles já receberam sua recompensa” (Mt 6,16) . Foi nessa escola divina que São Paulo aprendeu a lição que ensinou quando disse: “Se eu doar todos os meus bens para alimentar os pobres e dar meu corpo para ser queimado, mas se me falta caridade, isso não me serve de nada” (1Cor 13,3).
Não é o nome em si que é importante, mas a intenção e o objetivo de quem o pronuncia.
Hausherr conclui seu trabalho, dizendo
A oração de Jesus é uma excelente fórmula de oração. Nela encontram-se dois elementos da mais alta importância: adoração e compunção. Isso significa tudo o que é divino e tudo o que é humano, no ponto em que o humano e o divino são mais separados em ordem de ser e mais unidos na ordem do amor.Por tudo o que a Oração de Jesus, por mais admirável que seja, permanece simplesmente uma fórmula de palavras. Uma pessoa merece ser chamada de "formalista" se for "excessivamente apegada às fórmulas, seguindo-as escrupulosamente". As coisas que chegam a um organismo vivo de fora são úteis apenas se satisfizerem alguma necessidade vital no organismo. Tais necessidades diferem de acordo com a idade, temperamento, história de vida e circunstâncias particulares.O Espírito Santo não pode ser vinculado a nenhuma fórmula de palavras. A oração de Jesus nem mesmo é um sacramento, muito menos um encantamento mágico... "o Senhor é espírito, e onde o espírito do Senhor está, há liberdade" (2 Cor 3,17). O Senhor Jesus, embora exortasse seus discípulos a orar sempre, nunca tomou a iniciativa de ensinar-lhes uma fórmula de oração... Este é o ensinamento constante dos pais: procure primeiro o reino de Deus e tudo o mais será dado além. É isso que marca a dimensão mais profunda da oração cristã…. Nenhuma fórmula de oração, pode realizar qualquer coisa por si só. Não há como contornar a prática da mortificação e os outros exercícios da vida ascética. (Irenee Hausherr, O Nome de Jesus, pp 325-344).
Vejamos agora alguns textos sobre esta temática dos Pais do Deserto extraídos dos Escritos da Filocalia: Sobre a Oração do Coração
O início de toda ação agradável a Deus é invocar com fé o nome que salva vidas ou seja, o de nosso Senhor Jesus Cristo, como ele mesmo disse: "Sem mim nada podeis fazer" (Jo 15,5), juntamente com a paz e o amor que acompanha esta chamada. Paz, pois, como diz o apóstolo: "Quero, pois, que em toda parte, os homens orem, erguendo mãos santas, sem ira nem contenda" (1 Tim 2,8); amor pois "Deus é amor: ; quem pernanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele" (1 Jo 4,6). Esses dois, paz e amor, não apenas tornam a oração propícia, mas eles mesmos renascem e brilham a partir desta oração, como raios divinos inseparáveis. (Calisto e Inácio pg. 167-168)

O grande Crisóstomo também diz: 'Peço-lhes, irmãos, que nunca quebre ou despreze a regra desta oração.' E um pouco mais: 'Um monge quando come, bebe, senta, trabalha, viaja ou faz outra coisa, grita continuamente: “Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim!”, de modo que o nome do Senhor Jesus, descendo às profundezas do coração, deve subjugar a serpente que governa os pastos internos e trazer vida e salvação à alma. Ele deve sempre viver com o nome do Senhor Jesus, para que o coração absorva o Senhor e o Senhor o coração, e os dois se tornem um. E novamente: 'Não desvie seu coração de Deus, mas permaneça nele e sempre guarde seu coração lembrando-se de nosso Senhor Jesus Cristo, até que o nome do Senhor fique enraizado no coração e ele deixe de pensar em qualquer outra coisa. (Calisto e Inácio pg. 194)

São Paulo disse em uma de suas epístolas: “Se, pois, com tua boca confessares que Jesus é Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. É crendo no coração que se alcança a justiça, e é confessando com a boca que se consegue a salvação.” (Rm 10, 9-10). E novamente: "Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito Santo" (1 Cor 12, 3). Mas o Espírito Santo ele quer dizer quando o coração é ativado pelo Espírito Santo e ora por meio dEle: que é o atributo daqueles que tiveram sucesso em seu trabalho e foram ativamente enriquecidos por Cristo habitando neles. Santo Dídoco expressa a mesma ideia: “Quando pela lembrança de Deus fechamos todas as saídas de nossa mente, é necessário algum trabalho obrigatório para satisfazer sua inquietação. A única coisa que deve ser dada é o nome sagrado de nosso Senhor Jesus; deixe que isso satisfaça totalmente seu zelo para atingir o objetivo que se propôs. Mas deve-se perceber que, como o apóstolo diz: “Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, mas pelo Espírito Santo.” Da nossa parte, é exigido que a oração supracitada (Senhor Jesus Cristo e assim por diante) seja proferida por uma mente aprisionada em si mesma e deve ser repetida continuamente em sua solidez, para que não se perca em nenhum sonho estrangeiro. Aqueles que mentalmente mantêm esse Nome santo e mais glorioso incessantemente nas profundezas de seus corações, também podem ver a luz de sua mente (clareza de pensamento de uma consciência definida de todos os movimentos internos).” E novamente: “Quando esse Nome maravilhoso é mantido em pensamento, pensado com intenso cuidado, arrasa com muita eficácia toda sujeira que aparece na alma. "Porque o nosso Deus é um fogo consumidor", arrasa todo o mal, diz o apóstolo (Hb 12,29). Fora do fogo, o Senhor finalmente leva a alma a um grande amor por Sua glória. Pois o Nome glorioso e mais cobiçado, estabelecendo-se no calor do coração através da lembrança da mente, dá à luz o hábito do amor sem impedimentos de Sua bondade, pois nada resta para impedir isso. Esta é a pérola preciosa que um homem adquire ao vender seus bens e se alegra grandemente em adquiri-lo.”(Cap 59). Hesíquio fala assim: “Quando, após a morte, a alma se elevar no ar até os portões do céu, ela não será envergonhada por seus inimigos nem lá, se tiver Cristo com ela e por ela; mas então, como agora, ousadamente 'falará com os inimigos no portão' (Sl. 77, 5). Enquanto não se cansar de chamar nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, dia e noite até a própria morte, Ele a vingará rapidamente, de acordo com Sua verdadeira promessa, dada na parábola do injusto juiz: “Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa” (Lc 18, 8) nesta vida e depois de deixar o corpo” (cap. 149). São João Clímaco diz: “Chicoteie os inimigos com o nome de Jesus; porque não há arma mais forte contra eles, nem no céu nem na terra” (Cap 21)... dada na parábola do juiz injusto: “Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa” (Lc 18, 8) nesta vida e depois de deixar o corpo ”(cap. 149) (Calisto e Inácio 224-225).

E assim, toda vez que acontece, pensamentos perversos se multiplicam em nós, jogamos entre eles a invocação de nosso Senhor Jesus Cristo; e imediatamente os veremos dispersos como fumaça no ar, como ensina a experiência. E então, quando a mente for deixada livre (sem pensamentos confusos), comecemos novamente com atenção e invocações constantes. Então, vamos agir desta forma quando sofrermos essa tentação. (Hesíquio de Jerusalém, p. 298)

Poder do Nome

O grande Davi, experiente em obras, diz ao Senhor: “A ti, minha força, me dirijo; pois és tu, ó Deus, a minha defesa.” (Sl 59. 9) (isto é, eu me voltoa Ti para pedir ajuda). Mesmo assim, é a ajuda do Senhor que preserva em nós o poder do silêncio do coração e da mente - aquele silêncio do qual todas as virtudes surgem. Pois o Senhor nos dá mandamentos e afasta de nós preguiça amaldiçoada. E se constantemente o invocamos, Ele nos defende do esquecimento indecoroso, que é acima de tudo destrutivo para a nossa paz de coração, como a água é de fogo. portanto, irmão, por negligência não durma até a morte, mas açoite teus inimigos com o nome de Jesus; e como um homem sábio (São Gregório, o Teólogo) disse: “Que o seu nome mais doce se junte ao teu fôlego; e então conhecerás o proveito do silêncio” (Hesíquio de Jerusalém pg. 298-299).

O esquecimento naturalmente extingue a guarda da mente, assim como a água extingue o fogo. Mas oração constante a Jesus com sobriedade inabalável, assim como uma pequena lanterna precisa de uma vela (talvez como uma lanterna precise de calma sem vento para queimar como uma vela.) (Hesíquio de Jerusalém pg. 299)

Muito cuidado deve ser tomado para se preservar o que é precioso. Mas para nós apenas uma coisa é verdadeiramente preciosa - a que nos preserva de todo o mal, tanto sensorial quanto mental. E isso está guardando a mente com a invocação de Jesus Cristo, ou seja, sempre olhando para as profundezas do nosso coração e mantendo o pensamento constantemente silencioso. Eu direi ainda mais: –– devemos nos esforçar para esvaziar até os pensamentos que parecem vir da direita e, em geral, todos os pensamentos, para que os ladrões não se escondam atrás deles. Porém, por mais doloroso que seja o trabalho de permanecer pacientemente no coração, o alívio está próximo. (Hesíquio de Jerusalém, pg. 299)

A oração a Jesus, pratica com sobriedade os pensamentos mais profundos do coração, destrói os pensamentos que se insinuaram em nosso coração contra a nossa vontade e nela habitam. (Hesíquio de Jerusalém, pg. 306)
Como é impossível atravessar a extensão do mar sem um grande navio, assim, sem invocar Jesus Cristo, é impossível banir da alma a sugestão de um pensamento perverso. (Hesíquio de Jerusalém, pg. 307)

Quando, capacitados por Jesus Cristo, começamos a avançar com sobriedade firmemente estabelecida; então, primeiro, aparece em nossa mente uma lâmpada, por assim dizer, que a mão de nossa mente segura no alto para guiar nossos passos mentais; depois vem a lua cheia, circulando no céu do coração e, finalmente, como o sol, vem Jesus, radiante com a verdade como o sol, isto é, revelando a Si mesmo e iluminando a contemplação com Seus raios totalmente brilhantes. (Hesíquio de Jerusalém, pg. 313)


You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM