banner

OS BENEFÍCIOS DO SILÊNCIO PARA NOSSA VIDA # 01- A ERA MODERNA É A ERA DO RUÍDO

novembro 12, 2019




OS BENEFÍCIOS DO SILÊNCIO PARA A NOSSA VIDA

Os ruídos estão em toda parte.

Música, rádio, quando viajamos, no trabalho, em nossas casas, na televisão.

E não percebemos isso porque isso nos envolve.

Por outro lado, o silêncio é uma palavra atraente e assustadora... Pode denotar paz e calma, ou isolamento assustador.

EXISTE TAMBÉM UM RUÍDO QUE NÃO É MERAMENTE ACÚSTICO.

Podemos identificar nossa era moderna como a era do ruído.

Um ruído que não é apenas acústico , mas também um conjunto de distrações, mais irrelevantes, que não nos trazem nada de substancial e, principalmente, nos afastam da paz e tranquilidade necessárias para poder olhar e ouvir as coisas com perspectiva.
Rádio, televisão, computadores, dispositivos móveis , estão permanentemente em qualquer lugar vamos. E estamos inundados até o pescoço com informações que um minuto depois de receber-la já não sabemos o que fazer com ela. A maioria destas informações que pede nossa atenção e muitas vezes uma atenção imediata. De modo que, nosso pensamento deve estar rejeitando esses pedidos e isso requer um esforço mental e emocional adicional.

Não somos feitos para esse tipo de ruído, mas para a conversa com nosso criador.

No silêncio, é onde podemos encontrá-lo e conversar com Ele. Especialmente na adoração ao Santíssimo Sacramento e na Oração. Esse encontro nos transforma de maneira positiva e na direção oposta àquela que nos transforma o barulho invasivo que nos atinge. É por isso que os cristãos devem ser especialmente contraculturais em relação ao ruído em termos genéricos. Porque o ruído é um produto do mundo , enquanto o silêncio é um produto do céu, do qual somos cidadãos. Isso não significa que estamos totalmente separados da vida pública, cultura, política, relações sociais com pessoas que não são cristãs, etc. Os cristãos devem estar comprometido com a realidade, mas esse compromisso é independente da invasão de informações que nos atinge permanentemente e, então, devemos praticar a resistência como uma forma de guerra espiritual. Devemos cultivar a seletividade da mídia à qual estamos expostos. E, com muito cuidado, mantenha um espaço para oração e meditação em silêncio. Nesse momento, perceberemos que as urgências com que algumas informações nos atingem não são assim e poderemos olhar para a realidade que nos rodeia com uma perspectiva, diríamos, mais celestial. Porque os ruídos são feitos para impedir as pessoas de meditarem sobre o que está acontecendo ao seu redor.

O ruído é talvez a droga mais intoxicante que está agindo na sociedade moderna.

E aqueles de nós que o conhecemos, devemos dizê-lo. Mas em tudo isso há muita teoria, porque nem todos os silêncios são iguais nem os aceitamos da mesma maneira.
img

SEMPRE NOS SENTIMOS BEM COM O SILÊNCIO?

Embora alguns possam achar a ideia de um silêncio atraente, a verdade é que a maioria de nós não se sente muito bem em um total silêncio. Você já sentou sozinho em uma sala, apenas para ouvir sons que você nunca percebeu antes? O tique-taque de um relógio. O sopro do ar que se move através dos dutos. Tudo é um pouco desconcertante. Entretanto, talvez o que mais tememos sobre o silêncio seja ficar sozinho com nossos próprios pensamentos. Quando somos confrontados com o silêncio absoluto, começamos a ouvir a louca e caótica corrida de pensamentos que enchem nossa mente.

As ansiedades, os desejos profundos, as perguntas dolorosas parecem borbulhar até a superfície da nossa consciência e nos fazem sentir desconfortáveis.

Temos medo desse confronto com nossa jurisdição interna, da luta com a complexidade do nosso coração. Portanto, nossa tendência natural é afogar o silêncio com um ruído constante . No carro, ligamos o rádio. Em casa, as TVs funcionam constantemente, não para que possamos vê-las, mas como um reconfortante "ruído de fundo". No tempo livre é muitas vezes preenchido com verificações compulsivas de nossos smartphones. Tudo, exceto o silêncio.
(Continua...)



You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM