banner

CONFERÊNCIA SOBRE AS TÁTICAS DO INIMIGO NO COMBATE ESPIRITUAL # 2: FOCANDO NOS PECADORES DA IGREJA

novembro 06, 2019


CONFERÊNCIA SOBRE AS TÁTICAS DO INIMIGO NO COMBATE ESPIRITUAL

Táticas do Inimigo # 2: Focando nos Pecadores da Igreja

Uma outra tática do diabo é concentrar-se no testemunho dos pecadores na Igreja, afim de criar desapontamento e murmurações nos corações dos cristãos e não-cristãos. Embora o fato de sermos todos pecadores possa ser algo atraente, especialmente para alguém que se sente indigno de ser cristão, o diabo leva a realidade e a transforma em sua própria agenda.

Museu de Santos

Muitas vezes temos essa falsa noção de que a Igreja é de alguma forma um "museu de santos". É como se a participação na Igreja lhe desse automaticamente graça suficiente para ser "mais santo do que tu" e faz de todos um santo canonizado. Esta é realmente uma parte das táticas do diabo. Ele aproveita essa falsa noção e a infla.
O que acontece então é que quando alguém dentro da Igreja é considerado um pecador, pode criar um sentimento de desapontamento. Todos querem acreditar que existem pessoas boas no mundo e isso vale especialmente quando se trata da Igreja. Queremos ver santos, vivos e verdadeiros, porque nos dá esperança de que realmente existe bondade no mundo.
No entanto, quando alguém que conhecemos cai, pode criar um sentimento de desespero por causa do nosso desejo de que todos na Igreja sejam santos. O demônio Screwtape explica o cenário da seguinte forma:
Faça que a mente dele se mova rapidamente entre uma expressão como “o Corpo de Cristo” e as faces do banco ao lado. [...] No estágio atual, ele tem uma ideia de “cristãos” na mente, a qual supõe ser espiritual, mas que de fato, é em grande parte apenas pictórica. Sua mente está cheia de togas e sandálias, armaduras e pernas nuas e o simples fato de que as outras pessoas na Igreja usem roupas modernas se torna uma autêntica dificuldade para ele - apesar de, é claro, isto ser inconsciente.(LEWIS, 1996: p.16 - Ênfase adicionada)
O demônio Screwtape encoraja seu substituto a focar neste aspecto e criar um senso de “anticlimax”. Ele ainda escreve que é a sua vantagem se "[...] o paciente sabe que a mulher com aquele chapéu absurdo é uma fanática jogadora de bridge, ou que o homem com as botas que fazem barulho é um sovina e um estorquidor" (LEWIS, 1996: p.17).
Certamente podemos ver essa tentação ativa e viva no mundo de hoje. Basta ligar a televisão e assistir a um programa de notícias ou até mesmo a uma comédia, onde algo é mencionado sobre o "escândalo dos padres" que continuamente castiga a Igreja. O que o demônio mais deseja é fazer com que aqueles que estão na Igreja pareçam hipócritas (duas caras) que dizem uma coisa, mas fazem outra. Isso cria uma grande decepção nos corações daqueles que queriam que a Igreja fosse um "museu de santos". Muitos abandonaram a Igreja ou continuamente a descartaram com base no fato de que há pecadores dentro de seus muros.

Hospital para pecadores

No entanto, há uma maneira de combater esse "anticlímax". Em vez de olhar para a Igreja como um "museu de santos", passe a olhar sob uma nova perspectiva, ou seja, como um "hospital para os pecadores". A Igreja é um refúgio para nós afim de que possamos frequentá-la e sermos curados de nossos pecados. Em vez de ficar desapontado com o fato de que todos na Igreja são pecadores, realmente nos alegramos com esse fato e convidamos ainda mais pecadores a entrar em nossa Igreja. Vemos a Igreja como o lugar da salvação que fornece um remédio de cura que está disponível para todos que o procuram.
Nós vemos isso especialmente na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo. Enquanto esteve nesta terra, Ele constantemente jantava com pecadores e cobradores de impostos. Ele queria atraí-los para os Seus braços e não afastá-los porque eles não eram "santos o suficiente". Jesus disse: "Não é a justos que vim chamar à conversão, mas a pecadores." (Lc 5,32)
Jesus até usa a mesma analogia em referência à Igreja ser um hospital. Ele diz aos fariseus: "Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes." ”(Lc 5,31). Isso traz para casa a realidade de que sim, somos todos pecadores e isso significa que estamos no lugar certo. Estar na Igreja não nos canoniza automaticamente como sendo um santo, mas nos proporciona uma oportunidade de sermos curados de nossas muitas feridas.
É por isso que quando vemos pecadores na Igreja, isso deve ser reconfortante. Isso nos faz perceber que não estamos sozinhos. Sim, há "santos" na Igreja, mas eles são canonizados porque tinham a humildade de perceber que eram pecadores e precisavam de cura. Santos são simplesmente aqueles que foram ao médico diariamente e pediram a cura. Eles sabiam que eram fracos e precisavam da graça de Deus para curá-los e dar-lhes força para resistir à tentação.
Ponto de Partida # 2: Não fique incomodado com os pecadores na Igreja. Somos todos pecadores e uma parte da Igreja porque desejamos ser curados pelo único verdadeiro médico que pode nos levar à Vida Eterna.
(Continua...)

Por Fabio José da Silva

Novembro, 06 de 2019

You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM