banner

CONFERÊNCIA SOBRE AS TÁTICAS DO INIMIGO NO COMBATE ESPIRITUAL # 3: O PERIGO DOS ABORRECIMENTOS DIÁRIOS E COMO SUPERÁ-LOS

novembro 08, 2019

CONFERÊNCIA SOBRE AS TÁTICAS DO INIMIGO NO COMBATE ESPIRITUAL

Táticas do Inimigo # 3: O perigo dos aborrecimentos diários e como superá-los

Infelizmente nós temos olhado de uma forma muito pequena e sutil o modo pelo qual o diabo tem subvertido as nossas relações com os outros: os "aborrecimentos diários".
O diabo é um especialista em transformar ocorrências pequenas e comuns em um relacionamento em catástrofes exageradas que frequentemente podem levar um casal que parecia ter um casamento perfeitamente normal ao divórcio ou até mesmo um religioso a deixar sua comunidade pelo fato de não saber lidar com o relacionamento qual algum irmão que ele não consegue conviver no cotidiano da comunidade.

“Aborrecimentos Diários”

O demônio Screwtape, em sua correspondência com seu aprendiz chamado Wormwood, enquadra a situação assim (usando o exemplo de um filho e sua mãe),
Quando dois humanos viveram juntos por muitos anos, geralmente acontece de cada qual ter tons de voz e expressões faciais que são quase insuportavelmente irritantes para o outro. Trabalhe nisso. Leve, plenamente à consciência de teu paciente aquele alçar particular da sobrancelha da mãe, o qual ele aprendeu a desgostar desde criança, e deixe-o refletir o quanto odeia o ato. Deixe-o assumir que ela sabe o quão é irritante é e que faz isto para irritar [...] E, certamente, nunca o deixe suspeitar que ele mesmo tem tons de voz e expressões que da mesma maneira irritam a mãe. Como ele não pode ver ou escutar a si mesmo, isso é facilmente obtido. (LEWIS, 1996: p. 20-21).
O demônio Screwtape prossegue explicando que esses aborrecimentos diários parecem muito “inofensivos” na superfície, *mas a maneira pela qual eles são dados ou recebidos* "*podem ser tomados como um soco na cara*" (LEWIS, 1996: p. 21).
O diabo gosta de destacar essas pequenas coisas e elas podem variar de muitos modos ou coisas corriqueiras como por exemplo pegar algumas roupas que estão jogadas no chão ou colocar algo que esteja fora do lugar em seu devido lugar, ou até mesmo quando simplesmente você pergunta que horas será o jantar e a outra pessoa já fica nervosa (cf. LEWIS, 1996: p. 21). Sempre que duas ou mais pessoas moram na mesma casa, sempre haverá diferenças em como as coisas são feitas, portanto, como não podemos ler as mentes uns dos outros, nunca sabemos se algo é feito apesar da ignorância. O diabo aproveita essa oportunidade e faz parecer que à outra pessoa não pega as roupas intencionalmente para tornar a vida mais miserável para o cônjuge ou pai, ou até um irmão em uma comunidade.
O que acontece é que, se esses aborrecimentos diários não forem falados ou comunicados, eles podem apodrecer por um longo tempo e crescer abaixo da superfície. Mais cedo ou mais tarde a ferida se abre e a outra pessoa fica furiosa com a coisa mais simples e sai de casa para arquivar os papéis do divórcio, ou no caso de um religioso, acaba abandonando sua comunidade.
Uma das traduções da palavra grega "diabolos" é "dividir" e isso é uma coisa que o diabo faz de melhor.

Paciência, Comunicação e a Relação 5: 1

Em qualquer relacionamento, as duas melhores maneiras de combater essa tentação de se irritar com alguém é ter paciência e falar sobre isso. Quando existe comunicação entre ambas as partes, será muito mais fácil a compreensão e a mudança de comportamento.
Paciência é uma virtude não facilmente adquirida, mas é uma das virtudes mais fundamentais para viver uma vida de paz e santidade. Sem paciência, nós lutaremos diariamente sobre as menores coisas e o relacionamento desmoronará dia após dias.
No entanto, a paciência por si só nunca é suficiente em um relacionamento saudável. "Paciência" poderia facilmente transformar alguém em um capacho em que a outra pessoa caminha sobre eles diariamente. É por isso que a comunicação é a chave mais necessária para viver um casamento feliz ou uma vida fraterna cheia de alegria (ou qualquer tipo de relacionamento). Se você não fala sobre as coisas que o incomodam, é impossível que a outra pessoa mude ou reconheça seu comportamento.
Para continuar o exemplo de não pegar suas roupas, a princípio você pode ter um pouco de paciência, permitindo que a outra pessoa tenha uma margem de tolerância, mas se é algo que está incomodando perpetuamente, deve ser falado. É um hábito que pode ser mudado.
Caberá ao casal ou os membros de uma comunidade discutir e comunicar quais hábitos podem ser mudados e quais coisas exigirão uma prática perpétua de paciência. Alguns hábitos são mais fáceis de lidar do que outros. No entanto, uma vez que o tópico é aberto, ele não pode apodrecer abaixo da superfície e se tornar um problema maior no futuro. A comunicação aberta é a chave.
Além disso, quando um "aborrecimento diário" envolve algo mais ao longo das linhas de uma interação negativa (como uma linha de expressão sarcástica), é mais vital implementar a proporção de 5:1. Michel Lute apresenta da seguinte forma,
John Gottman é indiscutivelmente o principal especialista em amor do mundo, e ele relatou que os casais que têm uma relação de 5 para 1 entre os intercâmbios positivos e negativos têm um relacionamento feliz - não é pouca coisa no pot-pourri de amor de hoje. Em outras palavras, se para cada troca negativa com nosso parceiro, tivermos pelo menos 5 trocas positivas, então manteremos o amor, alegria e felicidade que tivemos no dia do casamento (ou no primeiro dia em que nos apaixonamos). Isso é o que a maioria de nós quer, e apenas pense, tudo o que temos a fazer é ser mais gentil do que desagradável com a pessoa que amamos. (LUTE, 2015: p.30)
Esta é outra maneira de combater com sucesso as "alfinetadas diárias" da vida e não permitir que satanás entre em um relacionamento, pelo qual ele se esforçará para colocar uma cunha entre duas pessoas e infundir a relação com uma quantidade excessiva de negatividade.
Mais uma vez, todas essas coisas são mais fáceis de dizer do que fazer, mas devemos começar o caminho para recuperar nosso relacionamento antes que o demônio faça um abismo tão grande que seja quase impossível reparar o dano. A parte importante é reconhecer e resolver o problema antes de ferver debaixo da superfície.
Ponto de Partida # 3: Lembre - se que o diabo é ativo em todas as coisas e gosta de dividir relacionamentos e criar tensão. Combata as "alfinetadas diárias" conversando entre si e implementando a proporção 5: 1.
(Continua...)


You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM