banner

QUAL O SEGREDO PARA QUE DEUS DIGA SIM A NOSSAS ORAÇÕES?

novembro 28, 2019

O SEGREDO PARA QUE DEUS DIGA SIM A NOSSAS ORAÇÕES

Qual é o segredo para Deus responder positivamente às nossas orações?

Temos evidências suficientes de que a oração é uma arma muito poderosa para sair da situação em que estamos ou para avançar nos projetos de nossa vida.
Mas às vezes descobrimos que Deus responde maravilhosamente às orações que fazemos e outras vezes parece que ele esta surdo. Achamos difícil entender por que às vezes as orações são respondidas positivamente e às vezes não.
Sendo assim podemos então nos questionar onde reside o poder da oração?
Às vezes, procuramos fórmulas mágicas, pretendemos que nossas orações sejam como um esfregar a lâmpada de Aladim, para que o gênio saia e cumpra nossos desejos.Contudo a coisa não caminha deste modo. Existe um segredo que torna nossas orações eficazes.
Um primeiro aspecto que precisamos entender é que a oração não tem eficácia por si só, como os sacramentais, porque se a investíssemos de eficácia própria, seria uma superstição.
O segundo aspecto é que a oração é a comunicação que brota de um coração humilde, estabelecendo um diálogo com seu criador. E, portanto, será mais eficaz de acordo com a nossa situação pessoal. As palavras não são importantes, mas o que importa é a nossa comunhão com Jesus e a assistência do Espírito Santo
O terceiro aspecto é que a oração é sempre ouvida, ou seja, se nos deixarmos conduzir, o Espírito que habita em nós nos move, unindo-nos a Jesus Cristo, para que possamos direcionar nossa oração ao Pai. Portanto, a oração não é uma mensagem deixada a Deus pelo WhatsApp ou em uma garrafa jogada no mar, esperando que Deus perceba que estamos falando com ele, que deixamos uma mensagem e se disponha em ouvi-la. Mas é assim que ocorre a nossa união com a Santíssima Trindade. E quando entramos na vida da Santíssima Trindade, não faz sentido pensar na oração como uma mensagem esperando para ser ouvida.
A mensagem é sempre ouvida, porque a oração nos permite participar de um diálogo com as três pessoas da Santíssima Trindade. Não há possibilidade da oração não ser ouvida. Obviamente, isso não significa que sempre obtemos uma resposta positiva a nossos pedidos. Quando nasce de uma alma purificada, Deus a ouve com mais benevolência. Em outras palavras, quando a pessoa que ora está em comunhão com Jesus, estará mais atento a responder às súplicas porque ama as almas que se entregam humildemente.
Partindo destes aspectos citados acima podemos entender que toda oração que fazemos modifica três coisas:
1) Modifica o nosso relacionamento com Deus, porque nos acostumamos a um estilo de conversa especial, construindo confiança.
2) Modifique aquele que ora, porque Deus o cura e lhe concede informações infusas.
3) Modifica o mundo físico, porque quando pedimos algo a Deus e Ele nos corresponde, de alguma forma modifica a situação à nossa volta para nos conceder o que pedimos.
E é a este último que costumamos chamar de poder da oração. Que está baseado na passagem do evangelho que diz: "pois todo aquele que pede recebe, quem procura encontra, e a quem bate, a porta será aberta" (Mateus 7, 8). Portanto, esta é uma promessa que inclui até a violação das leis naturais de Deus. E isso é produzido não pelo nosso poder pessoal ou pela fórmula ou pelo texto da oração, mas pela promessa de Cristo de que ele sempre responderá às nossas orações. É a bondade e a misericórdia de Deus que nos permitem orar, porque, do contrário, seria como falar com uma parede.
E a razão pela qual as petições serão atendidas não é por causa de nosso mérito, mas por causa da misericórdia de Deus. É por isso que a oração implica fé e confiança na misericórdia de Deus.E a resposta de Deus dependerá de parte da razoabilidade do nosso pedido. Porque às vezes Deus não concede o que pedimos, porque isso pode ser prejudicial para nós, principalmente se referindo aos bens temporários que solicitamos.
E por fim, a resposta também dependerá de quanto o pedido é espiritualmente necessário, especialmente para a nossa salvação, que é no que se fixa Deus e além de tudo este pedido deve estar relacionado à missão que Deus nos concedeu.
Um grande abraço a todos, e fiquem na PAX!!!


You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM