banner

EVANGELHO DIÁRIO # Lc 17,7-10

novembro 12, 2019

EVANGELHO DIÁRIO

Hoje é 12 de novembro, terça-feira.

XXXII, Tempo Ordinádio.

A leitura de hoje é do Evangelho de Lucas (Lc 17,7-10):

Naquele tempo, disse Jesus: Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: 'Vem depressa para a mesa?' Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: 'Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?' Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'.'
Hoje, a atenção do Evangelho não está voltada para a atitude do mestre, mas para a dos servos. Jesus convida seus apóstolos, através do exemplo de uma parábola, a considerar a atitude de serviço: o servo deve cumprir seu dever sem esperar uma recompensa: "Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado?" (Lc 17 9). No entanto, esta não é a última lição do Mestre sobre serviço. Jesus dirá mais adiante a seus discípulos: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai" (Jo 15,15). Se os servos precisam cumprir seu dever, muito mais os apóstolos de Jesus, seus amigos, devemos cumprir a missão confiada por Deus, sabendo que nosso trabalho não merece recompensa, porque o fazemos com alegria e porque tudo o que temos e somos é um Dom de Deus
Para o cristão tudo é um sinal, para quem ama tudo é um dom. Trabalhar para o Reino de Deus já é nossa recompensa; portanto, não devemos dizer com tristeza ou relutância: "Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer” (Lc 17,10), mas com a alegria de quem foi chamado para transmitir o Evangelho.
Ontem celebramos um grande santo, um grande amigo de Jesus, muito popular na Catalunha, São Martinho de Tours, que dedicou sua vida ao serviço do Evangelho de Cristo. Dele Sulpício Severo escreveu:
"Homem extraordinário, que não era curvado pelo trabalho ou derrotado pela mesma morte, não tinha preferência por nenhuma das partes, não temeu a morte, não rejeitou a vida! Levantando seus olhos e as suas mãos para o céu, seu espírito invicto não deixava de orar".
Na oração, no diálogo com o amigo, encontramos, de fato, o segredo e a força do nosso serviço.


You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM