banner

O QUE É O HESICASMO?

agosto 26, 2019



O QUE É O HESICASMO?


O termo hesicasmo originou-se da palavra grega hesyquia, que significa tranquilidade interna.

Sem essa tranquilidade é impossível executar a meditação. E a meditação, depois da etapa de aprendizado e abranger os princípios éticos da vida sugerida por Deus é a base do desenvolvimento subsequente da ciência no caminho espiritual.

Precisamente a aspiração de alcançar essa hesyquia e avançar depois rumo à cognição de Deus é o que deu origem à "yoga cristã" conhecida como hesicasmo.

O valor considerável e a particularidade muito importante desta diretiva consistiu em que os hesicastas desde o início compreenderam corretamente que é possível cumprir as instruções de Jesus o Cristo sobre o próprio desenvolvimento da capacidade de amar somente através
do trabalho com o coração espiritual.

Em particular, eles descobriram que o "diálogo interno", que não permite executar a meditação, se detém quando um passa com a concentração da consciência da cabeça ao coração espiritual. E para alcançar o sucesso completo, ou seja, ao passar com a consciência inteira para o coração espiritual, de repente, pela primeira vez, entende por experiência própria o que Jesus quis dizer quando falou sobre amor espiritual! A vida de tais pessoas se transformou, e elas poderiam realmente se amar uns aos outros com amor verdadeiramente cristão: como a eles mesmose mais ainda, amam mais do que eles mesmos!

O desenvolvimento subsequente do coração espiritual levava ao estado quando seu amor gradualmente começava a abranger a Deus também.

Deus lhes apoiava nisto, proporcionando-lhes a possibilidade de experimenta-lo como Amor. E isso resultou - no final - na União de dois amantes nos abraços de amor.

Procurando maneiras de desenvolver o coração espiritual, os hesicastas inventaram um método chamado a oração de Jesus (ou a oração a Jesus). Suas fórmulas poderiam ser diferentes: desde Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, tenha piedade mim, sou pecador!” até a versão mais simples e perfeita: simplesmente um chamado a Jesus-Amado, pedindo-lhe para que entre em meu coração espiritual com a humilde repetição de Seu nome: “Jesus! Jesus!...

Porém, nos séculos seguintes, pouquíssimos conseguiram o fruto positivo do uso da oração de Jesus. Até que começou a predominar o ponto de vista que "os segredos da oração de Jesus estariam perdidos".

Embora não seja verdade. O que realmente aconteceu é que as massas de "crentes" perderam o Verdadeiro Cristianismo em geral com sua rejeição da ética dada por Cristo. Isso impediu a sua formação - até os últimos anos - uma abordagem integral e cientificamente correta ao desenvolvimento espiritual do homem. Em outras palavras, não existia essa direção científica - religiosa que agora foi criada e se chama a Metodologia do Desenvolvimento Espiritual.




Por Fabio José da Silva

AGOSTO DE 2019.

You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM