banner

LITURGIA DOMINICAL # XX DOM TC ANO C

agosto 18, 2019


Lucas continua descrevendo o caminho do cristão, que é o de Cristo. Domingo passado foi caracterizado pela vigilância. Hoje é a fortaleza, a opção clara que exige, a firme decisão de seguir a Cristo ou não. Ser cristãos no meio do mundo em que vivemos não é fácil.

A vida como uma luta e como uma corrida atlética. 

Na primeira leitura, somos brevemente apresentados à figura de um profeta, Jeremias, que não achou fácil cumprir sua missão. Ele, que por temperamento teria pregado com prazer palavras de doçura e felicidade, recebeu de Deus a comissão para anunciar um futuro sombrio para o seu povo, e para aconselhá-lo decisões que não eram nada do agrado das autoridades, especialmente militares. É por isso que eles tentaram eliminá-lo, silenciar sua voz. Jeremias afundou na lama do poço: um símbolo.

Também a carta aos Hebreus apresenta a vida cristã em seu lado dinâmico e lutador. Como uma corrida, diante de um estádio lotado: milhares de pessoas nos contemplam, nossos antepassados na fé e contemporâneos: como corremos? Como recebemos e transferimos o "testemunho" de nossa fé nesta corrida de revezamento que é a vida da comunidade cristã? Não é espontâneo ou confortável ser cristãos. Muitas vezes ficamos cansados e com medo. O autor da carta propõe a fonte da fortaleza: "olhos fixos em Jesus, primícia da fé". Foi também difícil para Ele, para Cristo, cumprir sua carreira, mas ele nos deu o melhor exemplo de fé em Deus, e foi a fé que deu a ele a força para continuar até o fim, até a morte. Ele nos convida a seguir o mesmo caminho: "vamos correr na corrida que nos toca sem se retirar... não se cansem, não desanimem... pois ainda não alcançamos até o sangue em nossa luta contra o pecado."

Eu não vim trazer "paz". Seguir a Cristo requer uma escolha pessoal consciente. No Evangelho de hoje, o próprio Cristo nos diz com imagens muito expressivas. Ele não veio para trazer a paz, mas a guerra. O mesmo que mais tarde diria: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz", assegura-nos que a paz dele deve ser diferente da oferecida pelo mundo. Ele nos assegura que ele veio para atear fogo no mundo: ele quer transformar, mudar, remover. E ele nos adverte que isso vai dividir a humanidade: alguns o seguirão e outros não. E isso dentro da mesma família. Cristo - já o anunciou o velho Simeão a Maria - torna-se um sinal de contradição.

Se apenas buscarmos no evangelho, e no seguimento de Cristo, um conforto e um bálsamo para nossos males, ou a garantia de obter graças de Deus, não compreendemos sua intenção mais profunda. O evangelho, a fé, é algo revolucionário, dinâmico e até mesmo perturbador.

SER CRISTÃOS NO MUNDO HOJE.

Ser fiel ao evangelho de Jesus muitas vezes também nos causa conflitos. Estamos no meio de um mundo que tem outro comprimento de onda, que aprecia outros valores, que raciocina com uma mentalidade que não é necessariamente a de Cristo. E muitas vezes ele reage com indiferença, hostilidade, escárnio ou mesmo com uma perseguição mais ou menos sobreposta da nossa fé. Ter fé hoje e viver de acordo com ela é uma opção séria.

A mensagem de Cristo não pode ser mesclada com a desse mundo. Você não pode "servir dois mestres" (Mt 06,24; Lc 16,13). É sempre desconfortável lutar contra o sentimento ambiental, especialmente se for mais atraente, pelo menos superficialmente, e menos exigente em suas demandas. A visão do mundo que Jesus nos oferece nas páginas de seu evangelho muitas vezes tem pontos que contradizem a visão humana das coisas. Ser cristão é escolher a mentalidade de Cristo. Você não pode avançar com meias medidas e compromissos. Na moral, por exemplo, o evangelho é muito mais exigente que as leis civis.

O evangelho é um programa de vida para os fortes e corajosos. Nem sempre será necessário heroísmo - embora ainda haja mártires em nosso tempo -, mas sempre exigirá consistência em nossas vidas diárias, tanto no campo pessoal como no familiar ou sócio-político.

Seria uma falsa paz que conseguimos facilmente combinar nossa fé com as opções deste mundo, baseadas na camuflagem das demandas entre eles. A paz de Cristo, a verdadeira, é feita de fogo e luta. É claro que é mais "pacífico" que o Papa, em suas viagens, ou os bispos em suas orientações pastorais, não digam nada além de palavras de conforto e louvor: mas eles têm que dizer o que acreditam ser a verdade segundo o Evangelho, e que, muitas vezes, provoca reações violentas de oposição. Na sua encíclica (maio de 1986) "Senhor e Doador da Vida", São João Paulo II convida-nos a uma clara escolha da mentalidade de Cristo, confiando na força do seu Espírito, na luta contra o ateísmo. e o materialismo sistemático que ameaça invadir nossa mentalidade. Toda vez que celebramos a Eucaristia, certamente nos deixamos envolver pela paz e pelo conforto de Deus. Mas ao mesmo tempo esta celebração nos compromete a uma vida de acordo com Cristo e a uma luta para defender nossa fé. Nós ouvimos uma Palavra que desafia nosso comportamento e nos aponta para caminhos.



Por Ir. Tomás de Aquino, OSB.

Abadia da Ressurreição, Agosto de 2019.

You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM