banner

A VOCAÇÃO MONÁSTICA

agosto 12, 2019


A VOCAÇÃO MONÁSTICA


Vocação significa "chamado"; provem do latim "vocare", que significa "chamar". A vocação é um mistério do amor de Deus que, tomando a iniciativa, chama por amor a um homem e este deve responder por amor. Chamado que corresponde a uma predileção amorosa de Deus que escolhe aqueles que querem ajudá-lo de maneira especial na missão de estender o Seu Reino até os confins da terra.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que a vocação é um dom de Deus que nem todos recebem; É um presente, uma graça que deve ser apreciada como um tesouro. A vocação é um dom vivo, que devo fazer viver em mim, portanto, a vocação é vivida, porque a vocação é diferente para cada um, é um dom que Deus faz de maneira pessoal e intransferível.

É um convite que Deus faz, Ele chama e o faz com e por amor, mas não força ninguém a segui-lo. Precisamos ouvir a voz que diz: "Vem e segue-me". E é em oração, no íntimo relacionamento com o Senhor através da oração silenciosa, onde podemos ouvir a Sua voz que fala ao coração e nos convida a segui-Lo. Nós devemos crer com todo o nosso ser que Deus é fiel e que ele nos dará tudo o que precisamos para nos tornarmos a pessoa que Ele deseja ser. Portanto, a resposta será uma resposta de amor fundada em fé e esperança inabaláveis.

Jesus quer se entregar ao interlocutor de uma maneira particular; quando Jesus olhou para o jovem rico, amou-o e depois o convidou para segui-lo. Mas um chamado de amor assim, merece uma resposta, deve haver uma aceitação, como a do Profeta Isaías: "Eis-me aqui, envie-me", ou como o sim da Virgem Maria "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". A vocação é uma alegre doação de si mesmo, mas nessa doação, se chega a posse da Verdade e encontrar a verdade é encontrar Jesus: “Eu sou a verdade. Esse encontro, essa posse da verdade, constitui uma autêntica alegria. Quem ouve o chamado é porque descobriu um valor inestimável e perene.

Viver plenamente a vocação, significa realizar-se integralmente, é ser chamado a viver com alegria, a ser um testemunho de alegria que nada mais é do que viver em amor. A vocação recebida como um dom gratuito e amoroso de Deus preenche a vida com imensa alegria.

A vocação monástica é a maravilhosa e bela aventura da busca e do encontro de Deus na solidão e no silêncio do coração. É assumida por aqueles homens e mulheres que fazem de suas vidas um louvor permanente a Deus, no silêncio da oração.

Evagrio Póntico disse no século IV que o monge é aquele que é separado de todos e unido a todos. Embora a vocação do monge o obrigue a uma certa separação do mundo [Fuga Mundi], ele se encontra no coração do que é mais íntimo para cada homem, seu irmão.

Aquele que entra na solidão do claustro, é aquele que aspira a chegar ao fim da sua vida renunciando a tudo o que é desnecessário para alcançar esse fim e, por isso, é capaz de renunciar a qualquer outro fim secundário, embora seja lícito afim de concentrar-se em Deus sozinho e exclusivamente. Se atendermos a Regra de São Bento, veremos o que ele nos fala sobre esse aspecto:

"Nada antepor ao amor de Cristo";
"Nada haver mais caro que Cristo";
"Nada absolutamente anteponham a Cristo"

A vida monástica é uma vida de fé. Em nosso mundo, quando a ênfase está quase exclusivamente na eficiência e na produtividade, não é fácil entender uma vida centrada em ser "livre para Deus". Uma vida contemplativa pode se tornar monótona, então você deve estar seguro e convencido do valor desta vida e sua importância dentro da Igreja.

Deve haver uma atração pela oração, não como uma fuga, mas como uma dádiva de Deus. Para o monge, a oração será durante toda a vida o exercício de sua busca e seu encontro com Deus.

Oração, se possível, sem palavras.
Um estar em humildade diante de Deus.
Rendido à sua vontade. 
Buscando na oração a sua vontade.
Pedindo a Deus que seja feita a sua vontade.
Sua vontade em mim.
Sua vontade nos outros, e no mundo inteiro.

O homem, o monge, encontra-se na a si mesmo na presença de Deus. Descobre sua própria intimidade. Se realiza. Se vê em sua realidade mais completa.

Nesta escala está o progresso de minha vida espiritual. Nada vale a pena se não se traduz em minha conversa diária com Deus.

Tem que haver uma capacidade de aceitar o silêncio e a verdadeira solidão, como já observamos. O silêncio dentro de uma vida contemplativa deve servir para progredir na intimidade com Deus, e isso deve ser manifestado na atitude em relação aos outros.

Nossa vida monástica beneditina é cenobítica. A vida fraterna em comunhão é essencial em nossa vida. Mais do que eremitas, somos cenobitas no deserto. Não há comunhão ou comunidade sem comunicação e, portanto, a palavra e o silêncio estarão a serviço da comunicação com Deus e com os irmãos.

Uma das características da vida monástica é a lectio divina . A lectio , olha para a profundidade em vez da extensão e procura envolver o coração, bem como a compreensão, é um alimento do coração.

Gostaria de destacar brevemente algumas características do monge:

1. O monge beneditino pertence a uma Ordem que tem suas raízes em uma longa tradição que encontra sua expressão em Regra de São Bento como uma forma prática de incorporar o Evangelho na vida cotidiana.

2. A tradição tem enriquecido até hoje, isto é, é um retorno às fontes e uma adaptação prudente aos tempos.

3. A finalidade da ordem é que o monge, vivendo em obediência a um abade, pode entregar-se totalmente a Deus, alcançar a pureza de coração e viver a memória de Deus como um meio de alcançar a contemplação. O monge deve estar convencido de que sua vida é frutífera dentro da Igreja e do mundo, misteriosamente frutífera.

4. Esta busca é realizada no mosteiro onde ele vive em comunidade. O monge deve amar sua comunidade e sentir-se unido pela caridade às outras comunidades que compõe a ordem.

5. O amor deve prevalecer na vida comunitária e manifesta-se na participação dos bens, na mesa comum, na oração litúrgica comum e no respeito pelos outros irmãos.

6. O monge para realizar a busca de Deus, compromete-se pelos votos a assumir um determinado Caminho. 

7. Deve haver um diálogo entre os monges em tudo o que diz respeito à comunidade, mesmo que a decisão final esteja nas mãos do Abade.

8. Acima do monge está a Eucaristia por meio do qual ele recebe a graça de viver em comunhão com seus irmãos e expressa o culto que é a origem de sua busca por Deus. As horas do Ofício Divino e o ciclo das festas litúrgicas ajudam-no a lembrar-se permanentemente do que Deus fez por ele em Cristo.

9. A lectio divina, a oração pessoal, o silêncio, o ascetismo do trabalho manual, a pobreza, o jejum e a abstinência, constituem um meio de ajudar o monge em sua vida de solidão e separação do mundo. Se essas exigências forem atendidas, elas se tornarão uma fonte de alegria e força.

10. A recepção dos hospedes a quem devemos servir como se fosse o próprio Cristo é nuclear, mas salvaguardando a natureza contemplativa da nossa vida.

11. O monge segue seu caminho sob a direção de um abade que age como Cristo e é ajudado por seu Conselho.

12. A formação do monge é essencial e deve durar uma vida inteira, porque se a vocação é um dom, este dom deve ser cultivado.

13. O monge deve estar interessado em tudo o que diz respeito a ordem e rezar frequentemente por aqueles que têm a tarefa de governar, para que as estruturas funcionem de maneira flexível e eficiente.

Queira o Senhor que a tradição recebida seja enriquecida antes de ser entregue novamente. Espero que tudo isso possa ser um estímulo para o leitor que quer se tornar mais um que deseje se entregar totalmente a Deus por meio da vida monástica.



Por Ir. Tomás de Aquino, OSB

Abadia da Ressurreição, Agosto de 2019.

You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM