banner

TRÊS CONSELHOS DE SANTA FAUSTINA SOBRE O COMBATE ESPIRITUAL

agosto 18, 2019


Fortaleça-se para o combate.

Palavras de Jesus a Santa Faustina Kowalska (Diário , Caderno I, 145).

Santa Faustina foi certamente uma alma dotada. Ela tinha uma grande sabedoria na vida espiritual e recebeu tudo da mão de Deus.

São João Paulo II teve uma grande devoção por ela e usou toda a sua influência para promover a causa de sua canonização. Ele sabia que seus escritos e exemplos seriam um farol de esperança em um mundo nublado na escuridão.

Em particular, Santa Faustina foi uma grande guerreira espiritual e nos encoraja hoje a nos prepararmos para a batalha espiritual que se enfurece por nossa alma.

Ela nos dá três palavras de conselho que nos ajudarão muito a vencer a guerra: confie, prepare-se, ore.

1. Confiança


“A alma recebia muitas luzes e inspirações [...] e sabe que, para ser fiel, muitas vezes terá que se expor a diversas dificuldades, mas ela confia em Deus e graças a essa confiança, chega até onde ele a chama. As dificuldades não a assustam, assim como o cavaleiro que esteja continuamente em luta não se assusta com o estrondo dos canhões. Está longe de assustar-se, mas presta atenção (escuta), para saber de que lado o inimigo ataca, afim de conseguir a vitória.” (Diário, Caderno I, 145, ênfase adicionada)

Santa Faustina neste trecho de seu diário nos incita a confiar em Deus, especialmente durante as numerosas provações e dificuldades da vida. Se confiarmos Nele, não teremos medo das batalhas que surgirem, mas ao invés disso estaremos fortalecidos e prontos para assumir o que vier a nós.

Não é coincidência que Jesus tivesse a inscrição no fundo da imagem da Divina Misericórdia, “Jezu, ufam Tobie” - “Jesus, eu confio em Ti.

2. Preparação


“Em tempo de paz, a alma se esforça da mesma forma que durante a luta. Deve exercitar-se e muito, porque de contrário não alcançará a vitória. Considero o tempo da paz como tempo de preparação para a vitória. A alma deve estar sempre alerta - vigilância, mais uma vez vigilância (Diário , Caderno I, 145, ênfase adicionada).

Santa Faustina encoraja-nos a continuar nos preparando para a batalha espiritual, especialmente em tempos de paz e graça. Podemos ser tentados (durante um período em que as tentações são baixas) a baixar a guarda e permanecer onde estamos.

Um bom guerreiro nunca para de treinar e um atleta de sucesso nunca deixa de praticar. Se um grande guerreiro parasse de treinar durante um período de paz, seus músculos não estariam prontos para atacar na batalha no momento em que a guerra eclodisse. Assim também na vida espiritual.

3. Orar


Oração - É pela oração que a alma se arma para toda espécie de combate. Em qualquer estado em que se encontre, a alma deve rezar. - Tem que rezar a alma pura e bela, porque de outra forma perderia a sua beleza; deve rezar a alma que está buscando essa pureza, porque de outra forma não a atingiria; deve rezar a alma recém-convertida, porque de outra forma cairia novamente; deve rezar a alma pecadora, atolada em pecados, para que possa levantar-se E não existe uma só alma que não tenha a obrigação de reza, porque toda a graça provém da oração. (Diário , Caderno I, 146, ênfase adicionada)
Santa Faustina insta a todos nós a rezar, independentemente do estado em que vivemos. Tanto pecadores como santos devem orar, pois Deus é quem dá a força necessária para suportar todas as provações. Sem uma vida de oração, somos como peixes fora d'água.

Vamos seguir o exemplo de Santa Faustina e confiar, preparar e orar. Então, e somente então, estaremos mais próximos da vitória final.

Fonte Consultada:
Divina Misericórdia Em Minha Alma - Diário da Irmã M. Faustina Kowalska.



Por Ir. Tomás de Aquino, OSB
Abadia da Ressurreição, Agosto de 2019.


You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM