banner

LECTIO DIVINA: COMECE EM SUA CASA - (1 Tm 5,8)

dezembro 01, 2020


 

COMECE EM SUA CASA

Escuta:

Aqueles que não cuidam dos seus, especialmente dos de sua própria família, negaram a fé e são piores que os descrentes. (1 Timóteo 5,8)

Pensar:

A Palavra de Deus nos ensina a fazer o bem a todos. No entanto, existe uma escala de prioridades na qual, se não houver amor no primeiro passo, dificilmente conseguiremos agradar ao Senhor, fazendo a coisa certa nos próximos passos.

No versículo de hoje, nos é revelado qual é o primeiro lugar, no qual não devemos falhar para se ter uma fé sólida, constante e afirmada: a nossa família. É claro que o amor ao próximo mais perto, como os nossos amigos e conhecidos, a todos os homens e até aos nossos inimigos, é um pilar indispensável para caminhar com o Senhor, mas como poderia ser esse cuidado completo pelo nosso próximo se não começar primeiro em nossa própria casa? Você está fazendo a sua parte para ajudar nas necessidades daquele que estão inclusos em seu círculo familiar? (cf. BEERS, 2003: p. 1707).

O amor precisa ser traduzido em ação. São João Crisóstomo possui uma frase muito significativa a este respeito: "Se quiseres que alguém se torne cristão, deixa-o viver um ano na tua casa" (YOUCAT, 2013, p. 155). A fé deve agir por meio do amor. James Hunter, em seu livro "O monge e o executivo", diz que não somos o que falamos; Nós somos o que fazemos. Cuidar da família é um princípio vital da fé cristã. O amor ao próximo deve ser uma extensão do que é professado no lar. Nossas palavras precisam ser apoiadas por nossas ações.

[...] Esta frase de Paulo contém um princípio precioso, inclusive para ministros cristãos como Timóteo e outros cuidadores de gente: não negligencie sua família, nem para se dedicar ao ministério cristão. Para seguir a Cristo pode ser necessário contrariar nossos familiares. Mas Deus, que criou o casamento e a família, conhece a quem chama para o ministério, se tem o dom do celibato ou se é casado e tem filhos, e não quer de forma alguma que abandonemos e descuidemos de nossos familiares (KEPLER, 2019: p, 1920).

A fé deve ser referenciada pela conduta. A confissão deve ser comprovada pela ação. Ser cristão é ser um marido (esposa) melhor e um pai (mãe) melhor. A vida cristã começa no lar e se espalha pelo mundo. Nossa família pode ser o nosso maior padrão da fé cristã ou o nosso oponente mais devastador.

Orar:

Senhor, eu sei que não existe família perfeita, mas sim, famílias unidas que juntas superam diferenças e dificuldades. Por isso te peço, nos momentos em que reina a desunião na minha família, intervenha com o teu amor para abrir os nossos corações ao perdão, à paz e à cooperação. Proteja minha família, Pai, e dê-me sabedoria para mantê-la sempre unida em Seus bons caminhos. Amém.

Referências:

BEERS, Ronald A. Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. - Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

KEPLER, Carl H. Bíblia de Estudo Conselheira. - Barueri: SBB, 2019.

YOUCAT. Catecismo Jovem da Igreja Católica. - São Paulo: Paulus, 2013.




You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM