COMBATE ESPIRITUAL # O QUE É E COMO COMBATER.
agosto 05, 2019Nossa vida na Terra é uma batalha espiritual, gostemos ou não. Porque sofremos ataques constantes para sair do caminho. E devemos saber como nos defender. Precisamos conhecer o arsenal que temos à nossa disposição e as táticas do inimigo.
Entrando em uma batalha cega com o inimigo nos levará ao desastre. Sem conhecê-lo completamente e sem planejamento e preparação adequados, perderemos uma batalha após a outra.
No famoso livro "Arte da Guerra" Manual de Sun Tzu [escrito quatro séculos antes de Cristo], o autor diz que a arte consiste em derrotar o inimigo sem alcançar uma batalha corpo-a-corpo. Mas vencer a batalha moral e cultural , e até mesmo negociar e enganá-lo.
O livro de CS Lewis, "Cartas do diabo a seu aprendiz" (The Screwtape Letters) - em que um demônio experiente ensina um jovem a tentar e derrubar o que ele chama de "seus pacientes" - é um Ajuda inestimável para descobrir as táticas do maligno.
Nesta conferência, temos como principal objetivo abordar sobre as táticas do inimigo mencionado por Lewis. Mas para saber o que é isso tudo, vamos começar definindo o que é a batalha espiritual e quais são nossas armas.
O QUE É A BATALHA ESPIRITUAL
A guerra espiritual à qual os cristãos são submetidos tem uma dimensão invisível e sobrenatural. Mas isso não significa que a guerra é apenas no céu, mas é realizada somente na Terra.
São Paulo especificamente nos diz em Efésios 6,12 que “não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes”.
No entanto, alguns católicos rejeitam a palavra guerra ou batalha porque a consideram muito bélica, embora o Antigo e o Novo Testamento sejam repletos de expressões bélicas.
Essa rejeição acontece porque eles não entendem em que consiste a batalha ou a guerra espiritual.
Em Efésios 6:14, São Paulo nos fala sobre a armadura que os cristãos devem usar nesta guerra, que são a verdade, a justiça, a fé, o espírito, a palavra de Deus, a oração...
Quais são os escudos e armas para combater os dardos de fogo do maligno?
Em toda a Bíblia, parece que Deus usa essas armas. Por exemplo:
a) O rei Josafá enviou cantores para causar desordem entre os inimigos.
b) E Josué usou as trombetas para derrubar os muros de Jericó.
c) E para não mencionar o poder da oração, que é a arma mais importante.
d) As armas também nesta batalha são o discipulado cristão para se amoldar à imagem de Cristo.
e) E a libertação dos pecados, a opressão do maligno e as maldições, incluindo exorcismos.
Especialmente a guerra espiritual é um caminho contínuo para combater as táticas do inimigo que veremos a seguir.
Devemos considerar que essa guerra espiritual ocorre dentro de nós, nas lutas diárias da vida, para não ceder à tentação.
Tudo isso começou no céu quando Lúcifer se rebelou contra Deus, separando-se da comunhão com Ele. Então o diabo tentou os primeiros pais no Jardim do Éden que também desobedeceram a Deus. E com sua queda eles foram expulsos do Jardim do Éden e tiveram que trabalhar com o suor do rosto para sobreviver; a doença e a morte entraram na humanidade e as mulheres tiveram que sofrer no parto.
Em outras palavras, as dificuldades físicas e emocionais que temos hoje são consequência de uma vida fora da comunhão com Deus.
Então, a guerra espiritual é a luta para repelir as insídias que nos afastam da comunhão com Deus.
E para permanecer em comunhão com Ele, precisamos permanecer no caminho do Céu e em comunhão com a Santa Igreja Católica. Isto requer a visita contínua aos sacramentos e viver apontando para a santidade, em uma vida de oração .
Mas a dificuldade é que há alguém que quer nos impedir de alcançar este objetivo, e devemos ser muito claros sobre as táticas do mal para não cairmos em suas ciladas.
(Continua...)
Ir. Tomás de Aquino, OSB
Abadia da Ressurreição, Agosto de 2019.
0 Comments