banner

CONFERÊNCIA SOBRE AS TÁTICAS DO INIMIGO # INTRODUÇÃO

agosto 12, 2019


CONFERÊNCIA SOBRE AS TÁTICAS DO INIMIGO NA BATALHA ESPIRITUAL

No acampamento do inimigo: um olhar profundo sobre as táticas do inimigo (diabo)

Nós estamos em uma guerra espiritual (cf. Ef 6,10-18), portanto, precisamos conhecer nosso inimigo. Entrar em uma batalha cegamente, sem planejamento e preparação adequados, certamente resultará em derrota total. É por isso que vamos dar uma olhada no acampamento do Inimigo e descobrir as várias maneiras que ele trama para destruir nossas almas.

Para fazer isso, usaremos muitos recursos, mas o texto principal será as "Cartas do diabo a seu aprendiz", de CS Lewis, que foi muito recomendado por São João Paulo II aos jovens. Se você não possui uma cópia, eu o encorajo a adquirir um exemplar, caso sua situação financeira esteja um pouco apertada é possível adquirir uma cópia em aquivo pdf pela internet.

Antes de começarmos esta série de estudos, recomendo que inicie o mesmo com um momento de oração, pois este não é um tema fácil de ser abordado, logo, tenhamos a certeza de que o inimigo fará de tudo para que você não persevere até o final desta série de estudos.

 

Demônios existem?

Primeiramente, devemos chegar a um acordo que sim, todo mundo tem um inimigo e que o inimigo é Satanás e todos os seus seguidores. O diabo aprecia completamente o fato de que a maioria das pessoas não acredita que ele exista. Além disso, a maioria das pessoas não acredita nele, ou pensa que ele pode existir, mas tem essa imagem de um homem vermelho com chifres: dificilmente alguém para ter medo.

Por outro lado, há muitos que acreditam plenamente que os demônios existem e têm uma atração doentia por eles. Essas pessoas vão ao ponto de adorá-los e algumas até se instalam nas esquinas ou nas lojas e dizem que podem lhe falar sobre o seu futuro.

CS Lewis comenta sobre estes aspectos da seguinte forma em seu prefácio:

Há dois erros idênticos e opostos nos quais nossa espécie pode cair acerca dos demônios. Um é não acreditar em sua existência. O outro é acreditar e nutrir um interesse excessivo e doentio neles. Os próprios diabos ficam igualmente satisfeitos com ambos os erros e saúdam o materialista ou o mágico com o mesmo deleite. (LEWIS, 1996: p. 9)

Então o diabo gosta que a maioria das pessoas não tenha ideia de que ele realmente existe e desempenha um papel ativo no mundo. Peter Kreeft relata essa mesma verdade no contexto de uma batalha espiritual:

Satanás está igualmente contente por superestimá-lo e subestimá-lo - como o comandante de um exército inimigo em tempo de guerra ficaria igualmente satisfeito se seu lado superestimasse sua força e tremesse com medo supersticioso quando não houvesse “nada a temer pelo próprio medo”, ou se você subestimou muito sua força, ou até parou de acreditar em sua própria existência. Ou certamente perderá batalhas e possivelmente perderá a guerra. (KREEFT, 1995: p. 112 - Tradução livre)

Logo no início, precisamos afirmar que sim, o diabo e os demônios existem. Esta é uma parte de todo o “pacote” da Revelação Divina e não devemos omitir este fato. Anjos e demônios são reais e são tão reais quanto o ar que respiramos. Sobre esta questão vejamos o que o Catecismo da Igreja Católica afirma:

Satanás ou o diabo, bem como os demais demônios, são anjos decaídos por terem se recusado livremente a servir a Deus e a seu desígnio. Sua opção contra Deus é definitiva. Eles tentam associar o homem à sua revolta contra Deus. (CIC 414)

Vemos, portanto, que não é uma questão de saber se eles existem, mas como podemos derrotá-los. No entanto, em todas as coisas, devemos também perceber que Jesus Cristo é aquele que derrota o Inimigo e já o derrotou. Cabe a nós invocar Sua ajuda em nossa batalha diária contra Satanás e os demônios que tentam nos afastar de Deus. Enfim, Sejamos vigilantes!
(Continua...)


Por Fabio José da Silva


Novembro, 01 de 2019.

You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM