banner

LITURGIA DOMINICAL # XXII DOM TC ANO C

agosto 26, 2019

LITURGIA DOMINICAL # XXII DOM TC ANO C


Lucas nos apresenta Jesus participando de uma refeição no sábado, na casa de um importante fariseu. Nesta ocasião, Lucas parece ter um interesse especial em destacar a atitude de observador dos protagonistas.

De fato, fruto dela são as palavras de Jesus, às quais Lucas qualifica como uma parábola (exemplo, segundo a tradução litúrgica). Na realidade são duas parábolas: a primeira dirigida aos convidados, e a segunda ao anfitrião.

Uma parábola de Jesus é uma ilustração, uma instrução gráfica na qual as situações estão deliberadamente ampliadas e exageradas, de modo que produzem um impacto no ouvinte, o que o leva a dar voltas e voltas no que ouviu até captar seu significado.

A primeira parábola é formulada em termos de recomendação prática para convidados a um banquete. Não sentar-se à cabeceira da mesa, mas em último lugar.

Cabeceira por oposição ao último lugar. O impacto está garantido pelos gráficos da recomendação. Mas logo evoca outras coisas. Cabeceira, preeminência, importância, prestígio, último lugar como expressão do oposto.

Começamos a intuir que o que Jesus propõe é uma subversão de valores, negando aqueles geralmente considerados como tais. O alto é baixo, e o baixo é alto. "Quem se exalta será humilhado, quem se humilha será exaltado."

O que parecia ser uma recomendação prática para os hóspedes é, na verdade, a negação de valores socialmente mantidos por esses indivíduos desejados e procurados.

A segunda parábola é uma daquelas impossíveis de esquecer. Suas imagens deliberadamente agressivas garantem o impacto e a perplexidade. No entanto, a linguagem da parábola nos coloca na pista do sentido.

Três vezes o verbo "ser pago" ressoa e uma vez que o verbo "corresponder". Começamos a intuir que o que Jesus propõe é uma ação altruísta e desinteressada.

Descobrimos que esses traços apontam diretamente contra comportamentos que parecem inatos e enraizados na psicologia de indivíduos e grupos. A busca por prestígio parece obedecer a uma necessidade instintiva. Agir e se relacionar com alguns e não com outros, dependendo se eles podem ou não contribuir com algo para mim, também parece inevitável. O prestígio! As relações interessadas! Talvez comecemos a perceber que a dificuldade do caminho cristão reside na radicalidade de sua novidade.

O cristão é uma pessoa radicalmente nova porque a novidade afeta os arquétipos do comportamento, as formas imanentes da psicologia humana, tanto individuais quanto coletivas. Ser cristão é certamente difícil, porque significa ser uma pessoa diferente.

Santa Teresa deu uma boa definição. Andar na verdade. Nem mais nem menos. Saber ser o que se é e saber lutar para ser o que Deus espera que sejamos. Aceitando a verdade. Viver na verdade. Sem enaltecer-se, sem elevar-se, sem dar-se importância ("somos servos inúteis" Lc 17, 10), sem presunção, sem considerar-se auto-suficiente, etc. Aceite a verdade pura e simplesmente. Essa humildade é um valor evangélico e é por isso que Jesus utiliza aqui uma fórmula solene: "Ditoso é tú”, como mais uma bem-aventurança.

A humildade é a sábia consequência de quem sabe verificar suas próprias limitações e de quem vê sua situação diante de Deus, como uma criatura a quem ele deve a vida e como um pecador a quem ele deve a paciência e o perdão.

Nós que somos convidados por Cristo à sua mesa devemos ter a virtude da "última posição", o que nos faz sinceramente reconhecer que nosso "curriculum vitae" não é notável, inclusive contraditório.

Diante de Deus não há reivindicações ou suficiências, mas coerência e humildade. O convite chega até nós não por méritos humanos, mas por graça. A humildade cristã não consiste em cabeças baixas e pescoços tortos, mas em reconhecer que devemos dobrar nossos corações por arrependimento, para que nossa fé não seja pobre, nossa esperança seja fraca e nosso amor cego.



POR IR. TOMÁS DE AQUINO, OSB
ABADIA DA RESSURREIÇÃO, AGOSTO DE 2019.



You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM