banner

LITURGIA DOMINICAL # XXV DOM. TC ANO C

setembro 16, 2019


LITURGIA DOMINICAL 





- Atualidade das das palavras de Amós e das de Jesus.

Lemos na primeira leitura: "Faremos a medida mais pequena, aumentaremos o preço, arranjaremos balanças falsas".

Palavras ditas cerca de dois mil e setecentos anos atrás, mas que parecem ditas agora. O profeta Amós poderia repetir o que ele disse então. Parece que, ao longo dos anos, mudanças históricas, culturais e sociais não modificaram muito o comportamento humano. Pelo menos em relação a esse aspecto: querer sempre ganhar mais, mesmo à custa dos outros.

JOÃO PAULO II, em uma de suas viagens ao Brasil, disse que um sistema econômico que não cuida dos necessitados deixa uma parte da população desempregada - ou lhes dá um emprego com um salário que não chega ao mínimo. E um líder empresarial respondeu dizendo que as palavras do papa eram muito bonitas, mas irrealizáveis, porque as leis da economia os obrigam a se preocupar mais com dinheiro do que com os homens.

E tudo isso, a meu ver, nos leva a lembrar uma das afirmações fundamentais do Evangelho. O que ouvimos hoje como o fim do texto do evangelho. Palavras difíceis, mas também claras e fortes. Jesus disse - e nos diz hoje - "Você não pode servir a Deus e ao dinheiro".

-O dinheiro é sempre um perigo.

Palavras claras e contundentes, mas também palavras difíceis. Porque, quem dentre nós pode dizer com certeza que ele está livre deste intento - que Jesus Cristo desqualifica como impossível - de servir a Deus e ao dinheiro? Certamente, existem muitos graus - pelo menos - nessa tentativa de enganar para não parecer ruim com Deus, mas ao mesmo tempo para obter o máximo de dinheiro possível. Para obter mais dinheiro, as injustiças são cometidas, fecham os olhos para muitos aspectos das relações comerciais, comerciais e de trabalho. É o que o empresário brasileiro disse: as leis da economia nos obrigam a nos preocupar mais com dinheiro do que com os homens. E essa é uma triste realidade, tanto no nível da economia mundial quanto das grandes empresas, e no nível mais próximo da maioria de nós, de compra e venda, de trabalhar mais ou menos, de pagar mais ou menos, de ser honesto, ao pagar nossos impostos, vivendo como se o valor supremo fosse dinheiro.

E isso, devemos dizer claramente - como Jesus Cristo disse claramente - é um mal. Ninguém quer ser escravo de ninguém, mas facilmente caímos na tentação de ser escravo do dinheiro. E este é possivelmente o maior mal desta sociedade atual. Um mal que machuca a todos nós, que nos impede de viver como homens e mulheres livres, valorizando muito mais amor, convivência pacífica, compreensão e ajuda mútua, que não luta para ter mais e mais, enquanto outros têm cada vez menos.

A grande lição de Jesus é nos dizer que o dinheiro - embora necessário para viver - sempre inclui o perigo de escravizar, de nos tornarmos egoístas, de nos fecharmos aos outros, de nos obcecar.

É por isso que Jesus Cristo pensa e diz que os pobres - porque na verdade não são escravizados pelo dinheiro "divino" - estão muito mais próximos do Reino de Deus do que os ricos, que - por qualquer bem que tenham - são sempre muito mais perto da tentação de ser dominado pelo dinheiro "deus". E, lembre-se, eu não digo: Jesus diz.

-Sinceridade e valor.

Perante este problema, dada a fácil tentação que nos assola a todos, dado o perigo constante de ser escravizado pelo dinheiro, não posso oferecer soluções para todos. Porque a situação de cada um de nós é muito diferente e não há soluções que funcionem para todos. Embora seja difícil, parece-me que a questão levantada hoje pelas palavras de JC - "você não pode servir a Deus e ao dinheiro" - deve ser refletida com grande sinceridade por cada um de nós. Mas cada um deve dar sua resposta, não é possível dar respostas iguais para diversas situações.

A única coisa que eu ousaria dizer para todos é que devemos enfrentar essa tentação do dinheiro, reconhecendo que todos a temos. Isso é sério, que muitas vezes é o mais sério para a nossa vida cristã. E que, portanto, precisamos combatê-lo com grande sinceridade e coragem. Porque, se não o fizermos, pode facilmente acontecer que o nosso "Deus" seja o dinheiro e não o Deus do amor que Jesus Cristo nos revelou. O Deus do amor, da comunhão, de saber compartilhar, que celebramos nesta Eucaristia todos os domingos.

POR IR. TOMÁS DE AQUINO, OSB
ABADIA DA RESSURREIÇÃO, SETEMBRO DE 2019.

You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM