banner

LITURGIA DOMINICAL # XXIII DOM TC ANO C

setembro 09, 2019



LITURGIA DOMINICAL # XXIII DOM TC ANO C 




Já estamos no mês de setembro, tudo começa a voltar ao normal. Em breve, todas as atividades normais do curso serão lançadas. Entre as atividades lançadas, há uma que às vezes me fez refletir e que hoje pode nos ajudar a entender o que o evangelho que acabamos de ouvir nos diz.

É o fato de que, dentro de alguns dias, muitos jovens começarão a enfrentar os vestibulares afim de ingressar em uma universidade, para fazer o primeiro curso da sua carreira. E o que me faz pensar é que, desses jovens, não há dúvida de que um bom número vai porque eles querem, porque são capazes de realizar seus estudos corretamente e porque querem aproveitar essa oportunidade para um melhor treinamento. Mas, ao mesmo tempo, há quem vá porque é isso que os jovens fazem em seu ambiente, ou porque a posição social de sua família quase os obriga, ou porque, se não o fizessem, pareceriam menos do que outros. .. Os jovens que iniciam seus estudos universitários nessas condições provavelmente têm um momento muito ruim para passar nos exames de admissão na universidade. E então, quando estão lá dentro, suspendem e repetem os cursos, e tudo o que estão fazendo lhes é de pouca utilidade. Esses jovens provavelmente ficariam muito mais felizes procurando trabalho em vez de estudar tanto.

Eu digo que este exemplo pode nos ajudar a entender melhor o que Jesus quer nos dizer no evangelho. Jesus nos diz: "SE VOCÊS QUEREM SER MEUS SEGUIDORES, SE VOCÊS QUEREM SER CRISTÃO, PENSE SOBRE ISSO. PARA SER UM CRISTÃO, VOCÊ REALMENTE PRECISA SER, DEVE PODER FAZER O QUE MEU EVANGELHO PEDE, VOCÊ DEVE ESCOLHÊ-LO PESSOALMENTE." Você não pode ser cristão apenas porque foi batizado quando criança e nós fomos a vida toda.

Para ser cristão, você precisa querer ser. E se não, seria melhor desistir. E então Jesus termina com uma frase clara e definitiva, que explica as condições que alguém deve ser capaz e disposto a aceitar: "Quem não renuncia a todos os seus bens não pode ser meu discípulo". Assim como entrar na universidade, se alguém não tem vontade de estudar ou não sabe, é melhor não entrar, para ser um seguidor de Jesus, é preciso estar disposto a desistir de tudo, para ESCOLHER JESUS E SEU EVANGELHO ACIMA DE TUDO. Você tem que amar Jesus acima de todas as coisas; Nós devemos aceitar a cruz de Jesus. E se não, é melhor você não se envolver. O que significam essas condições que Jesus coloca aqueles que querem segui-lo, as condições de amá-lo acima de todas as coisas e carregar a sua cruz? A primeira condição é a seguinte: ame Jesus acima de todas as coisas. Ou seja, o Evangelho explica severamente, devemos deixar para traz pai e mãe, a esposa e os filhos ... AME JESUS MAIS DO QUE TUDO QUE VOCÊ PODE AMAR.

É claro que logo que ao nos dizer isso Jesus não está nos dizendo que não devemos amar nossa família. Ele também não está nos dizendo que não devemos amar as outras coisas da nossa vida: amigos ou nossa terra, ou os pequenos hobbies que nos dão alegria. Ele não nos diz isso, é claro. Mas isso nos diz algo muito importante: QUE NÃO PODEMOS FICAR FECHADOS EM QUALQUER DESTES AMORES. Não se pode dizer: "Eu já me preocupo com minha família, procuro que eles tenham as melhores coisas, o maior bem-estar, procuro que todos tenham uma boa educação em casa, que estejam bem colocados diante do futuro e com isso permaneço calmo" . Se alguém dissesse isso, Jesus responderia: "Bem, você ama sua família acima de tudo, ama sua família mais do que eu".

Jesus está nos dizendo que não podemos tornar nossa família a coisa mais importante em nossa vida, nem nosso trabalho, nem nosso partido político, nem nosso amor pelo país ou qualquer outra coisa. E menos ainda, é claro, nosso dinheiro, futebol, TV ou internet. QUE ACIMA DE QUALQUER COISA QUE AMAMOS DEVEMOS COLOCAR NELE, DEVEMOS COLOCAR A SALVAÇÃO QUE NOS DÁ, E DEVEMOS COLOCAR A CHAMADA QUE NOS FAZ SEGUIR SEU EVANGELHO. Devemos saber que todas as coisas - todas - são relativas, porque a vida plena que somente Deus dá. E devemos saber que o caminho desta vida é o caminho do Evangelho, com tudo o que o Evangelho implica em abertura a todos - aqueles que não são da nossa família ou aqueles que não pensam como nós, por exemplo -, de entrega e atenção aos outros, de preferência aos pobres ... Tudo o que amamos deve ser amado, levando em consideração o que Jesus nos diz. Caso contrário, dificilmente podemos nos chamar cristãos.

E então vem a segunda condição: carregar a cruz de Jesus. Ou, de outra forma: desista de tudo para seguir a Jesus. Ou seja: saber, ter claramente que para viver amando a Jesus e a seu Evangelho acima de tudo, É NECESSÁRIO ESFORÇO E RENÚNCIA, VOCÊ DEVE ESTAR DISPOSTO A NÃO FAZER SEMPRE O QUE VENHAM LHE FAZER GANHAR. E isso custa. E é por isso que Jesus diz com muita clareza que, se alguém não estiver disposto ou não puder fazer um esforço, é melhor excluir-se do grupo de seus seguidores.

Que ele, Jesus, que se entregou por nós à morte e nos deu como alimento na Eucaristia, nos ajude neste caminho.


POR IR. TOMÁS DE AQUINO, OSB
ABADIA DA RESSURREIÇÃO, SETEMBRO DE 2019.

You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM