ENTENDENDO A 1ª CARTA DE JOÃO # INTRODUÇÃO
setembro 15, 2019ESTUDO PANORÂMICO DA 1ª CARTA DE JOÃO
(1 Γιάννης "Fé no Amor")
INTRODUÇÃO AOS ESCRITOS JOANINOS
Tradicionalmente é atribuído ao apóstolo João (o discípulo amado), filho de Zebedeu, cinco livros que constituem parte importante do Novo Testamento, a saber:
ü Um Evangelho;
ü Três cartas;
ü E o Apocalipse.
A literatura bíblica de João tem um vestígio inconfundível, frente aos outros livros do NT. Seu conteúdo e estilo são diferentes dos evangelhos sinóticos e das cartas paulinas. Estes cinco escritos apresentam algumas diferenças entre si em relação ao seu gênero literário, logo, cabe ressaltar algumas observações que podem nos ajudar a compreender melhor o conteúdo e sua mensagem de seus escritos, afinal o que realmente “interessa não é a extensão do texto, mas sua densidade espiritual e papel na vida cristã” (COTHENET, 1988: p. 9). E. Cothenet continua ainda destacando de modo bem sucinto, cada um dos escritos de modo a nós ajudar a adentrar no “universo joanino”, a saber:
Apesar de tantos traços originais em relação aos Evangelhos sinóticos, o Evangelho de João procede do mesmo gênero: um quadro narrativo no qual são inseridos os ensinamentos de Jesus, ou melhor um testemunho sobre a vida e os ensinamentos de Jesus, ou melhor, um testemunho sobre a vida e os ensinamentos de Jesus, à luz da Páscoa. A primeira Epístola tem o valor de carta circular; destituída das fórmulas epistolares habituais, apresenta-se, muitas vezes, como exortação. Muito curtos, os dois bilhetes seguintes são verdadeiras cartas, uma dirigida a uma comunidade, e outra a um em particular, Gaio. Conclusão impressionante do Novo Testamento, o Apocalipse de João, serve-se dos apocalipses judaicos, especialmente o de Daniel, a fim de dar sentido aos dramas da história e manifestar a vitória do Cordeiro pascal (COTHENET, 1988: p. 9).
A maneira de se aproximar da figura de Jesus e os temas que são tratados, revelam um ambiente cristão todo especial, que os estudiosos costumam chamar de “comunidade joanina”.
Os escritos de João, nasceram como uma expressão da fé e da vida cristã no interior das “comunidades joaninas”, por isso que eles possuem, algumas características e temas muito próprios:
u Fala muito do conhecimento de Deus, da “revelação” (1Jo 2,4; 4,8; Ap 1,1);
u Tratam os temas característicos do dualismo gnóstico: Luz-trevas (1Jo 1,5; 1Jo 1,7ss), vida-morte (Jo 14,6; 1Jo. 1,2), verdade-mentira (Jo 8,30- 32; 1Jo 4,1-6).
u Insiste na fé em Cristo Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus.
Feitas estas considerações iniciais a respeito dos escritos joaninos, convido agora o prezado leitor a adentrarmos juntos em nossa meta neste estudo que é especificamente a 1ª Carta de São João. Até a próxima lição e fiquem na PAX!!!
Por Ir. Tomás de Aquino, OSB
Abadia da Ressurreição, Setembro de 2019.
0 Comments