banner

LECTIO DIVINA: Lc 13,22-30

outubro 30, 2019


QUARTA-FEIRA XXX SEMANA DO TEMPO ORDINÁRIO


Hoje é 30 de outubro, quarta feira XXX semana do tempo ordinário.


A leitura de hoje é do evangelho de Lucas (Lc 13, 22-30):

Naquele tempo: Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: 'Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?' Jesus respondeu: 'Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar aporta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: `Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá: `Não sei de onde sois.' Então começareis a dizer: `Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!' Ele, porém, responderá: `Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!' Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó,junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.'

Hoje, no caminho para Jerusalém, Jesus para por um momento e alguém  aproveita para perguntar: "Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?" (Lc 13,23). Talvez, ao ouvir Jesus, esse homem tenha ficado inquieto. É claro que o que Jesus ensina é maravilhoso e atraente, mas as demandas que isso implica não são tão agradáveis. Mas, e se ele vivesse o Evangelho à sua maneira, com uma "moral sob demanda"? Qual a probabilidade de ele ser salvo?

Sendo assim, ele pergunta: "Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?" Jesus não aceita essa abordagem. A salvação é uma questão muito séria para resolver, calculando probabilidades. Deus "não quer que ninguém se perca, mas que todos se convertam" (cf. 2Pe 3,9).

Jesus respondeu: 'Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: `Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá: `Não sei de onde sois.' (Lc 13,24-25). 

Como podem ser ovelhas do seu rebanho se não seguem o Bom Pastor ou aceitam o Magistério da Igreja? "Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça! Ali haverá choro e ranger de dentes [...]”(Lc 13,27-28).

Nem Jesus nem a Igreja temem que a imagem de Deus Pai seja manchada ao revelar o mistério do inferno. Como afirma o Catecismo da Igreja, 

"As afirmações da Sagrada Escritura e os ensinamentos da Igreja a respeito do Inferno são um apelo ao sentido de responsabilidade com que o homem deve usar da sua liberdade, tendo em vista o destino eterno. Constituem, ao mesmo tempo, um apelo urgente à conversão [...]" (CIC n. 1036).

Vamos parar de "se preparar" e fazer cálculos. Vamos nos esforçar para entrar pela porta estreita, começando de novo quantas vezes for necessário, confiando em sua misericórdia. "Tudo isso, que o preocupa no momento", diz São Josemaria Escrivá, "importa mais ou menos. O que importa absolutamente é que você seja feliz, que seja salvo."
Por Fabio José da Silva
30 de Outubro de 2019.

You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM