banner

LECTIO DIVINA: OS NUTRIENTES DE SUA PALAVRA - (Jr 17.7,8)

novembro 04, 2020

 


OS NUTRIENTES DE SUA PALAVRA 

 

Por Fabio José da Silva 

 

ESCUTA: 

 

 


“Bendito aquele que confia no SENHOR, e cuja a esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o Ribeiro e não receia quando vem o calor, porque as suas folhas permanecem verdes; e no ano da seca, não se perturba, nem deixa de dar fruto” (Jeremias 17,7-8). 

 

PENSA: 

 

Um fruto necessita de nutrientes e tempo para crescer e se tornar um carvalho alto e robusto. Da mesma forma, homens e mulheres de convicção gradualmente se desenvolvem por meio do estudo comprometido da Bíblia e da oração. Pronto para permanecer firme na verdade bíblica?  

 

Veja como: Faça uma lista das questões sobre as quais você precisa para formar uma convicção. Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a começar:  

  1. Você acha que a Bíblia é verdadeira e confiável?  

  1. Você acredita que crer em Jesus Cristo é o seu único Salvador? 

  1. Qual é o papel do Espírito Santo na vida dos crentes e não crentes?  

  1. Devemos perdoar os outros em todas as situações?  

  1. Como os cristãos devem abordar as finanças?  

  1. Qual é o seu propósito na vida?  

  1. Qual é o seu papel na igreja e no trabalho?  

  1. Como você deve pensar e agir em relação às questões sociais, como pena de morte, aborto e racismo?  

 

Espero que essas perguntas abram os olhos daqueles que não tem contemplado como suas filosofias pessoais se desenvolveram. É hora de mudar isso. Estude a Bíblia e faça da Palavra de Deus a pedra angular do seu pensamento. Uma concordância indicará as escrituras relacionadas aos tópicos acima. Avalie o que a Bíblia diz, em vez de olhar para um tópico através das lentes de preferência pessoal.  

 

Pergunte:  

  1. O que Deus me diz? Em vez de o que isso significa para mim?  

 

Depois de saber o que Deus diz, você tem que tomar uma decisão: acredite nele e se comprometa a viver de acordo com sua convicção, ou continue a ser sacudido por ondas de dúvida e indecisão (Tiago 1,6). 


Não se trata aqui de ter dúvidas, sobre assuntos ou questionar procedimentos de alguém. Trata-se de pedir sabedoria a Deus e crer – sem duvidar – que será atendido pelo bom Pai do Céu (Hb 11.6). Talvez Tiago esteja lembrando do episódio em que Pedro andou sobre as águas, em que a dúvida sobre a capacitação de Deus, provocada pelo medo do vento e das ondas, interrompeu aquela bela caminhada (KEPLER, 2019: 1966). 


 Enraíze-se na Palavra de Deus e seja chamado um de seus carvalhos da justiça (Isaías 61, 3).  


Assim os que agora choram, os pobres, aflitos e aprisionados, são transformados pelo contato com o Messias, em árvores cheias do “fruto do Espírito” (“carvalhos de justiça”), para as quais as pessoas olharão e dirão: realmente Deus é muito bom (KEPLER, 2019: 1171). 

 

ORA: 

 

Senhor, dá-me o discernimento para aplicar as verdades da Tua Santa Palavra em minha vida, como elas são, para que eu possa sempre andar em Seus estatutos e Te glorificar em todas as situações. Amém. 

 

Referências: 

 

KEPLER, Karl Heinz. Bíblia de Estudo Conselheira. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2019. 





You Might Also Like

2 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM