banner

LECTIO DIVINA: A ESPERANÇA DE SUA PAZ - (Mt. 5.9)

novembro 10, 2020

 



A ESPERANÇA DE SUA PAZ 


Por Fabio José da Silva 

 
 

Escutar: 


“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5.9) 

 


Pensar: 

 

    Apesar dos melhores esforços do homem, o anseio mundial por paz continua não satisfeito. Cada nova geração tem grandes esperanças de reconciliação entre povos e nações, mas no final enfrenta decepções. 

    Um dia Cristo voltará e fará tudo ficar bem. Até então, os cristãos são chamados para serem seus embaixadores da paz. No entanto, tornar-se um cristão não nos torna automaticamente pessoas que buscam a paz e a unidade. 

    Às vezes, ficamos sem paciência e temos dificuldade em viver em harmonia com os outros. Podemos até ter dificuldade em abandonar atitudes ou hábitos que magoam as pessoas ao nosso redor, e às vezes nem queremos. 

    Deus Conhece nosso verdadeiro caráter e providenciou o Espírito Santo para nos transformar a semelhança de Jesus. O espírito abre nossa mente para compreender e aplicar as escrituras. Isso nos dá o poder de dizer não a impiedade e de substituir o pensamento centrado em meu pensamento por um ponto de vista centrado em Cristo. Ele pacientemente produz seu fruto em nós, que inclui, amor alegria e paz (Gálatas 5.22-23). Com a Sua ajuda, podemos nos tornar pacificadores trabalhando para trazer a reconciliação entre Deus e os outros (Mateus 5.9). 


O fruto é o resultado de um longo processo orgânico. Trata-se de um processo complexo e intrincado. O fruto não é algo feito, fabricado o projetado. Não é o produto de reuniões de desenvolvimento de um produto ou de algum comitê, nem de tecnologias sofisticadas. Muito menos é a invenção de um gênio. É o resultado de uma vida de fé germinada e nutrida pelo Espírito de Deus. Quem vive uma vida de fé com frequência descobre frutos surgir em lugares improváveis e em épocas inesperadas. Isto é, descobrimos que na nossa vida há mais do que podemos fazer. Não produzimos o fruto por nosso próprio esforço. Não compramos. O fruto não é uma recompensa por nossas boas obras como um distintivo de honra ao mérito, uma medalha de ouro ou um prêmio qualquer o fruto simplesmente acontece. mas assim como as frutas que comemos são perecíveis, o fruto do espírito também parece. É belo de ser observado, mas não pode ser mantido em exposição por muito tempo. O fruto deve ser compartilhado com outras pessoas deve ser comido e digerido; caso contrário se estragará (PETERSON, 2014: 1446). 


    Por enquanto nosso mundo continua a esperar pela paz por meio das soluções do homem, sabemos que a única fonte de unidade duradoura é Jesus Cristo. 


Em vez do medo de errar e de talvez não estar agradando a Deus, por causa da morte de Cristo por nossos erros e pecados, podemos discutir as questões em paz com Deus e uns com os outros. A paz de Cristo é essencial para a unidade dos Cristãos (KEPLER, 2019: 1898). 


    Enfim, o Senhor deseja que nossos corações sejam governados por sua paz (Colossenses 3.15) e que nossos relacionamentos sejam marcados por um espírito de unidade. Quantas outras pessoas serão encorajadas quando perceberem que o poder transformador de Deus em nossas vidas que traz a reconciliação em nossos casamentos, famílias e igrejas. 

 
 

ORAR: 

 

    Senhor, transforme meu caráter todos os dias e faça-me um Pacificador. que eu seja um testemunho do teu amor, da tua alegria e da tua paz, sempre refletindo em minhas ações e palavras para as pessoas ao meu redor. Amém. 

 

Referências: 

 

KEPLER, Karl k. Bíblia de Estudo Conselheira. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2019. 

PETERSON, Eugene H. Bíblia de Estudo a Mensagem: bíblia em linguagem contemporânea. São Paulo: Editora Vida, 2014. 





You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM