banner

LECTIO DIVINA: BUSCANDO SUA DIREÇÃO (1Jo 5.14-15)

novembro 11, 2020


 

LECTIO DIVINA:  

BUSCANDO SUA DIREÇÃO 

 

 

Por Fabio José da Silva 

ESCUTAR: 


 

E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. (1 João 5.14-15) 


 


PENSAR: 

 

Os pais educam seus filhos para fazer muitas tarefas, desde o uso correto das roupas, até a gestão do dinheiro no cotidiano. Talvez a habilidade mais importante que podemos ensinar seja como seguir a direção de Deus. 

Somos abençoados pelo fato de que nosso onisciente e poderoso Pai sempre está disposto a tornar seu caminho conhecido em nossas vidas. Ele quer revelar exatamente o que devemos fazer e como agir em todas as situações. Na verdade, Ele prometeu isso:  

 

Eu o instruirei e lhe ensinarei o caminho que você deve seguir; e, sob as minhas vistas, lhe darei conselho (Salmos 32.8). 

 

O contexto deste Salmo revela um aspecto muito interessante, ou seja,  


o caminho da confissão fez o salmista ter sua fé fortalecida sob a direção divina, e ele encoraja a todos a orarem ao Senhor, reconhecendo sua condição de pecadores, pois serão ouvidos e ajudados (Salmo 32.10). Há uma dinâmica aqui que é semelhante à tratada no início de 1 João. [...] Deus não tem segundas intenções, não faz nada escondido, não usa truques. A vida é sempre verdadeira, tudo às claras – esse é também um princípio para nós termos uma vida saudável: sempre buscarmos ser verdadeiros (KEPLER, 2019: p. 872; 1988). 


Conforme a dinâmica apresentada entre estes dois textos bíblicos, vamos explorar como podemos discernir a vontade de Deus em cada encruzilhada da vida. 

1) O primeiro passo é ter certeza de que nos arrependemos de todo o pecado. Ouvir Deus enquanto nos agarramos à maldade em nossos corações é como usar uma bússola nebulosa e ilegível. Depois de confessar e se arrepender, podemos pedir direção. 

2) Então devemos ler as escrituras regularmente com um coração aberto e buscador. A Bíblia é como uma lâmpada em um caminho escuro (Salmo 119.105), ou seja sem ela, somente poderiamos tatear nas trevas (cf. BARKER, 2003: p. 1023).  


Para caminharmos seguramente em um bosque à noite, precisamos de luz para que não tropecemos em raízes de árvores nem caiamos em buracos. Nesta vida. Caminhamos pela escura floresta do mal. Mas a Palavra de Deus é a luz que nos mostra o caminho adiante, de forma que não tropecemos. Ela revela o enganoso em aranhado das raizes dos falsos valores e das falsas filosofias. Estude a Bíblia; assim você enxergará com clareza suficiente para permanecer no caminho certo (BEERS, 2003: p.816). 


Podemos compreender este texto de duas formas, entretanto ambas apontam para a mesma direção, ou seja,   


falando de forma figurada e também literal, quem anda na escuridão, corre o risco de se desviar do caminho e de se ferir. A palavra de Deus ilumina o caminho e permite que andemos seguros na direção que traz alegria e plenitude de vida (KEPLER, 2019: p. 969). 


3) O último passo envolve a presença do Espírito Santo de Deus, o maravilhoso presente que o Pai celestial deu a cada um de seus filhos. O Espírito fornece a verdade e a orientação enquanto lemos a Palavra e rezamos. Devemos ouvir pacientemente sua orientação, que muitas vezes se comunica silenciosamente com nossos corações enquanto passamos tempo com Ele. 

Quando pedimos ao Senhor para revelar sua vontade, não devemos esperar respostas instantâneas. A disciplina de esperar constrói caráter, e também acelerar o processo pode levar a um caminho que não é o melhor pelo qual Deus projetou para nós. Aproveite o tempo para buscar o plano do Senhor para sua vida, lembrando que Ele lhe fornecerá tudo o que você precisa para segui-lo. 

 

ORAR: 

 

Senhor, coloque obediência suficiente em meu coração para que eu siga sua vontade e a disciplina necessária para seguir em frente sem desanimar, de modo que todos os dias, eu tenha a convicção de que o Senhor me fornece tudo o que preciso para seguir em frente. Amém. 

 

Referências: 

 

BARKER, Kenneth (org.). Bíblia de Estudo NVI. São Paulo: Editora Vida, 2003. 


BEERS, Ronald A. Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. 


KEPLER, Karl H. Bíblia de Estudo Conselheira. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2019. 

 






You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM