banner

PENSAMENTOS MONÁSTICOS # 04 - A CONVERSÃO MONÁSTICA

dezembro 07, 2019



A CONVERSÃO MONÁSTICA

Os Padres do monacato entendiam a vocação monástica como um chamado de Deus para viver somente para Ele, onde o único tesouro do coração é Cristo. Mas a iniciativa não a tem o próprio monge, mas é um convite do próprio Jesus Cristo para segui-lo. Ao longo da história, existem muitas razões que levaram os monges a professar a vocação monástica.
Para Santo Antão (Antônio do deserto), a vocação é sempre a obra da graça no coração do homem; uma primeira razão da vocação monástica é aquela que flui da parte mais profunda do coração do homem, quando ele sente o amor divino; uma segundo decorrente do santo temor de Deus ao castigo aos pecadores; e um terceiro motivado pelas tribulações da vida que convidam à conversão e a penitência.
Por sua parte, São João Cassiano estabelece três modos de vocação, a primeira seria a que provém de um profundo desejo de salvação, de uma vida nova e mais plena; o segundo seria motivado pelos exemplos de homens santos; e o terceiro teria sua origem em situações difíceis da vida que tocam o coração. Todos eles mostrariam caminhos diferentes para ir a Cristo. A tudo isso será acrescentada a luta entre o bem e o mal que ocorre dentro de todo coração humano. Os pais da vida espiritual a expressam como a luta entre o anjo bom e o anjo mau. Por um lado, o diabo nos mostra o árduo e difícil caminho de rendição a Jesus Cristo na vida ascética; por outro, o Anjo da Guarda queima o coração do asceta em amor a Deus e inspira bons pensamentos para não abandonar o caminho iniciado.
O certo é que a vocação monástica tem uma origem positiva, uma busca por um bem superior, uma vida mais plena, uma área de maior amor a Deus, na qual se vive apenas para a sua glória. Nesse contexto, a leitura assídua da Palavra de Deus se torna muito importante, especialmente as passagens onde são narradas várias vocações: Abraão, Jeremias, Isaías, Samuel, etc... Também são de grande importância as histórias da vida dos santos, que nos mostram o caminho da verdadeira entrega a Deus. Portanto, muito em breve aparecerão vidas de monges e coleções que relacionam as heroicidades dos ascetas, de modo que a leitura da vida dos santos será continuamente aconselhada na direção espiritual.
A tradição monástica resumiu as motivações que conduzem a entrega monástica e, portanto, a descobrir a vocação nas seguintes afirmações: o amor de Deus, o desejo de fidelidade a Cristo, o desejo de romper com o que nos afasta Dele, a espera da vinda de Cristo, o pensamento da morte, o desejo de vida eterna, a busca da perfeição, a luta contra o diabo. A vocação monástica é sempre uma experiência espiritual que acontece no fundo do coração, muitas vezes motivada por eventos externos.
Em certa ocasião, um homem chamado Teodoro participou de um banquete com sua família, o que o impressionou tanto que disse a si mesmo: "Se você se render a essas iguarias, não conhecerá a vida eterna", retirou-se para o quarto, prostrado, chorando e orou dizendo: "Senhor Jesus, não desejo nada deste mundo" e disse: "Eu apenas amo você e sua abundante misericórdia". Então ele abraçou a vida monástica. Quando nos permitimos ser desafiados pela Palavra de Deus ou pelos eventos da vida, todos penetram em nossa existência e atingem a parte mais profunda do coração, quebrantando-o, sentindo um profundo amor a Deus. É a ferida de Deus no coração, é a voz de Deus que penetra a alma, a rasga tanto que rasga as lágrimas e produz uma profunda conversão. Assim, compunção do coração, Conversão de vida e vocação estão inter-relacionadas na experiência de rendição a Deus na vida monástica; Não é exclusivo da experiência espiritual monástica, mas assume uma ênfase especial.
Essa experiência primordial sustentará toda a vida espiritual do monge, como o primeiro encontro com o amor de Deus, como a primeira experiência de iluminação interior da própria existência à luz do próprio amor de Cristo, a descoberta de quanto sou amado por Deus e o que posso fazer por Ele. Essa experiência original proporcionará um clima especial a toda a vida monástica, nutrirá sua vida espiritual, desde a lembrança dos pecados da vida passada, a certeza da morte e do julgamento e a visão do própria fragilidade humana, ajudará a se unir mais profundamente a Cristo. Não como um simples medo ou temor de Deus, mas como um profundo amor a Deus. A vocação monástica preenche a vida e dá vida, não é simplesmente fugir do mundo ou do vazio interior, é encontrar quem é tudo, dá tudo e preenche completamente. O "só Deus basta" de Santa Teresa de Jesus.


You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM