banner

PENSAMENTOS MONÁSTICOS # 01 - ESPIRITUALIDADE MONÁSTICA

dezembro 05, 2019

ESPIRITUALIDADE MONÁSTICA

Uma das realidades eclesiais que deu mais frutos espirituais ao cristianismo foi a vida monástica. Embora o fenômeno monástico não seja exclusivo da vida cristã, a verdade é que, no cristianismo, adotou uma série de peculiaridades que o tornaram um dos elementos mais influentes da fé.
Sempre houve, entre os seguidores de Cristo, aqueles que queriam seguir o Senhor vivendo em perpétua virgindade; imitando, assim, Jesus Cristo e a Virgem Maria. Os ascetas e virgens formaram um corpo eclesial de grande importância nos primeiros séculos do cristianismo. Eles eram aqueles que tinham Cristo como o único tesouro do seu coração. Aqueles que queriam desistir de toda posse nesta terra, vivendo como Cristo, pobre e humilde. Aqueles que queriam viver em obediência. Tudo isso cercado por um grande ascetismo e penitência, que os fez dignos da admiração do resto dos irmãos das primeiras comunidades cristãs.
Ao longo dos anos, alguns decidiram deixar as cidades e mergulhar fundo no deserto, e escreveram uma das mais belas páginas de rendição a Deus. A verdade é que eles forjaram uma verdadeira e nova espiritualidade, cujo centro era Cristo. Da mais imensa solidão, mudaram-se para um estilo de vida comunitário, no qual recriaram o ideal de vida da comunidade cristã primitiva. Milhares e milhares de homens e mulheres seguiram-nos neste modo de vida e, desta forma, o monacato tornou-se um dos elementos mais importantes da vida da Igreja, que os fez dignos da admiração do resto dos irmãos das primeiras comunidades cristãs.
Neste presente artigo queremos abrir a seção de Espiritualidade Monástica, que visa dar uma olhada na grande corrente de espiritualidade que entrelaçou o monacato ao longo da História da Igreja, tornando-se presente em todas as áreas da realidade social e eclesial.
Poucas realidades influenciaram a evolução dos séculos como o monacato, mesmo na estruturação da vida espiritual dos leigos e clero. O monacato legou à Igreja uma enorme quantidade de santos, homens e mulheres de espírito, textos espirituais de imensa riqueza espiritual, lugares e áreas de espiritualidade: como mosteiros, ermidas, santuários, etc ... Buscaremos nesta seção de nosso blogger apresentar as dimensões mais importante da espiritualidade monástica, como eles viveram e vivem em suas vidas o mistério da fé cristã. Vamos expor como o monacato influenciou e influenciou os homens do seu tempo, e como eles conseguiram fazer um grande trabalho de evangelização. Os monges puderam fazer uma grande síntese entre teologia e espiritualidade, oferecendo assim um pensamento cristão vivo, cheio de experiência de fé, que durante séculos, explicou, e deu sentido ao mistério cristão.
Os monges longe de desconsiderar o mundo sabiam, do claustro, influenciar o mundo ao seu redor, realizaram inclusive grandes ondas de evangelização, o que foi possível graças a uma profunda espiritualidade, que os fez encarnar na época em que deveriam viver. E longe de pensar que monacato é e tem sido uma realidade unidimensional, a verdade é que sua expressão histórica tem sido multidimensional e poliédrica, adotando várias formas e maneiras através dos séculos, de modo que sua riqueza espiritual é imensa. Descreveremos as formas e maneiras mais importantes da experiência espiritual do monacato.
O monacato atual é a expressão e o legado espiritual que nos vem depois de longos séculos de experimentação da fé cristã nos muros do claustro, são filhos da grande tradição monástica e expressam com as suas vidas as grandes dimensões desta espiritualidade. A espiritualidade monástica não seria reduzida a uma realidade apenas para monges, mas as grandes linhas de sua vida espiritual também seriam aplicáveis a todos os cristãos, uma vez que são os guardiões dos grandes tesouros espirituais. Ainda hoje, importantes mosteiros da geografia eclesial permanecem sendo o foco da cultura, espiritualidade e fé. A visita a esses lugares nos levará a um verdadeiro encontro espiritual com Cristo, onde encontraremos paz, amor, misericórdia, acolhida, fé, luz espiritual, esperança, etc... Mas o tesouro que eles guardam, de uma maneira especial, é Cristo, vivo e ressuscitado.
Assim, apresentaremos as chaves espirituais que podem nos ajudar a crescer na vida espiritual e no conhecimento interno de Cristo, mas sempre a partir da perspectiva da experiência monástica.

You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM