banner

SEMANA SANTA

abril 06, 2020


Semana Santa



Na conhecida ópera-cômica espanhola “La verbena de la paloma” (A festa da pomba), Sebastián diz a Hilarión esta frase: “hoje as ciências avançam que é ultrajante”. Eu me pergunto o que esse personagem do século XIX pensaria hoje se pudesse ver como a ciência evoluiu, especialmente na área da comunicação. Se no século XIX o método mais rápido para receber notícias era o telegrama, hoje, graças às novas tecnologias, qualquer um de nós recebe em tempo real as informações que outra pessoa ou entidade deseja transmitir para nós, sem mencionar o imediatismo com o qual recebemos as notícias que estão acontecendo não apenas em nossa cidade ou ambiente, mas em qualquer lugar do mundo. Essa revolução é chamada “Internet”, uma nova forma de comunicação que entrou em nossas vidas e que, além de rápida, se tornou global.
Vivemos momentos em que tudo está mudando muito e muito rapidamente, uma das razões para essas mudanças radicais e aceleradas podem ser as informações avassaladoras que recebemos através da "Internet" e, se você não entrar nesse trem de redes sociais, parece que você não existe. Com a circunstância agravante de que, se você não está atualizado com as tendências marcadas pelos chamados "influenciadores", é como se você fosse um inseto estranho (bicho raro). Mas toda essa velocidade implica que tudo o que é notícia hoje estará obsoleto amanhã.
Felizmente para os cristãos, há algo que não muda há séculos e que não está sujeito a modismos ou mudanças radicais, quero dizer a nossa Páscoa. Alguns dias em que revivemos os últimos dias de Jesus. Uma semana em que a lembrança, a fé, a paixão e os sentimentos surgem de dentro de nossos corações e são expressos na forma de religiosidade popular pelas ruas e igrejas de nossas cidades.
Falar sobre a celebração da Páscoa para um católico significa poder viver as procissões cheias de silêncio, um silêncio quebrado pelo tamborilar da bateria e pelo som de trombetas e cornetas. Semana Santa é visualizar os passos imaginários que representam a dor de uma mãe segurando seu filho morto por nossos pecados, ou contemplar o Salvador pregado na cruz com aquele olhar de perdão em seu rosto.
Mas a Semana Santa é mais do que apenas assistir a procissões ou visitar igrejas. Porque nós cristãos não somos turistas que enchem seus celulares com centenas de fotos para mostrar mais tarde aos amigos. Viver a Semana Santa para um cristão é muito mais do que isso. Para nós, além de assistir às celebrações litúrgicas próprias deste tempo litúrgico (Via Crucis, Missa do Crisma, celebrações penitenciais, Missa da Ceia do Senhor, Paixão do Senhor, etc...), tenha em mente as últimas palavras de Cristo pregadas na Cruz, deveria ser a verdadeira razão da experiência existencial cristã. Sete frases que somente o Senhor poderia pronunciar do alto da cruz, sabendo que sua vida era entregue ao Pai pela redenção do mundo.
Aqui estão estas últimas Palavras do Salvador:
Pai, perdoa-lhe! Eles não sabem o que fazem. (Lc 23,34)
Jesus acaba de ser pregado na cruz. Suas mãos e pés estão atravessados pelos cravos. E, em vez de amaldiçoar seus carrascos, que ao pé da cruz estão lançando sorte sobre suas roupas, o que ele faz é implorar ao Pai que perdoe aqueles que o condenaram. Existe um gesto de amor maior do que o de perdoar seus inimigos?
Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso. (Lc 23,43)
Crucificado entre dois ladrões, um deles reconhece seus próprios crimes e considera injusto que Jesus seja pregado ao lado deles. "Quem acredita em mim terá vida eterna", disse Jesus. E é pregado na cruz, quando ele promete a vida eterna àquele "bom ladrão".
Mulher, eis o teu filho [...] Eis a tua mãe. (Jo 19, 26-27)
O versículo termina com esta frase: “A partir daquela hora, o discípulo a acolheu em sua casa. Como Jesus deixaria sua mãe sozinha neste mundo? Ela que desde o princípio acreditou em seu Filho e uma espada trespassou seu coração. Ele a deixa sob os cuidados de seu amado discípulo até o dia de sua assunção ao céu.
Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? (Mt 27, 46)
Jesus grita: Eli, Eli! Lamá sabactaní? É um grito de angústia, não de desespero. É o lamento e a oração de um inocente perseguido que conclui em ação de graças pela libertação esperada (Salmo 22 (21),2).
Tenho sede! (Jo 19, 28)
Aquele que é a água viva que dá vida, desde a cruz, como fez no poço de Sicar, pede água. E, em vez de água, os soldados lhe dão vinagre para beber.
Está consumado (Jo 19, 30)
"E, inclinando a cabeça, entregou o espírito". Com seu sacrifício, a obra do Pai foi realizada de acordo com as Escrituras.
Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito (Lc 23,46)
"E tendo dito isto, ele expirou". Tudo foi cumprido, Jesus entrega sua própria vida pela salvação da nossa. Espero que sejamos dignos desse sacrifício.
Para concluir esta colaboração, eu gostaria de recomendar que você medite durante esta semana nestas palavras afim de viver de modo mais profundo as celebrações da Semana Santa de modo a se preparar para celebrar uma Santa Páscoa.



You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM