banner

COMO ORAR PELO PASSADO

janeiro 20, 2020

COMO ORAR PELO PASSADO

Você sabia que pode orar para reverter as coisas que já aconteceram?

O título deste texto pode surpreendê-lo. Você pode se perguntar como minha oração pode influenciar eventos que já aconteceram?
Isso significa que Deus pode mudar os fatos do passado levando em conta meus pedidos atuais? Neste texto, vou lhe falar quando a oração é eficaz por coisas do passado ou por coisas que já aconteceram.
Quando oramos, pedimos a intercessão de Deus, ou seja, que atende a nossa solicitação quando toma uma decisão. Mas acontece que Deus vive fora do tempo. Não há passado, presente ou futuro para Ele, porque tudo está à vista dele, simultaneamente. Isso é o que justifica que você pode orar por coisas que estão no passado de sua vida.
A primeira reação quando alguém lhe diz que você pode orar por coisas que já aconteceram é que isso é absurdo. Porque isso já aconteceu. E Deus não muda os fatos da história; Ele não reescreve o passado. Mas essa possibilidade existe. Imagine a seguinte situação:
Você está esperando um ente querido no aeroporto e seu voo está atrasado. Depois, eles chamam aqueles que estavam esperando as pessoas neste voo e, em uma sala privada, eles são informados de que o voo sofreu um acidente, que existem pessoas que foram salvas, mas elas não têm a lista de quem são.
O que você faz imediatamente é orar para que seu ente querido não esteja entre os mortos. No entanto, o acidente já aconteceu, e está no passado humano: quando você for rezar, possivelmente ele já está morto ou já foi salvo.
Isso significa que a oração que você faz é inútil ou sem sentido?
Diríamos que não, porque você não sabe o que aconteceu e não está pedindo a Deus que mude o passado. Você está dizendo a Deus como você gostaria que as coisas tivessem acontecido e que ouça o seu pedido. É por isso que em Isaías 65, 24 Deus disse "antes de clamarem a mim, já estarei respondendo..."
Deus quer fazer coisas conosco, envolver-se, e é aí que reside a força da oração. Ele nos chama para orar e pedir. E se seu ente querido estiver finalmente ileso do acidente, você teria boas razões para supor que sua oração colaborou. Que certamente sua oração foi ouvida por Deus no começo dos tempos e foi uma das sugestões que o levaram a determinar o que aconteceria nesse incidente. Portanto, você deve ser grato a Deus porque seu ente querido não morreu e também por ter respondido favoravelmente às suas orações.

Consideramos Deus com três características centrais.

1) É a onipotência: Ele pode fazer tudo.
2) Consideramos sua onisciência: Ele sabe tudo, ele sabe tudo o que acontece no mundo, na criação.
3) Consideramos sua onipresença: Ele está presente em todos os lugares, ou seja é uma espécie de bilocação múltipla. E nesse aspecto não é limitado pelo tempo e espaço. Não há nada que lhe escape no presente, no passado e no futuro para o seu conhecimento.

Entretanto ainda podemos destacar mais um aspecto: Ele é eterno, o que significa que está completamente fora do tempo.

Deus vive no eterno agora fora do tempo. Em uma situação onde o tempo não passa. Que é diferente do agora temporal que nós seres humanos experimentamos, onde os momentos vêm e depois deslizam para o passado. E isso tem consequências importantes para nossas orações.

Lembre-se especialmente de duas coisas:

Primeiro, que Deus não está limitado pelo tempo. Ele está completamente fora do tempo. A história toda está à sua vista simultaneamente, como um mural gigante. Ele pode ver passado, presente e futuro no mesmo instante, simultaneamente; Eu continuo repetindo isso porque é fundamental.
E em segundo lugar, que a ação de Deus no mundo não é independente da nossa, embora sejamos sua criatura.
Deus sabe o momento humano em eu rezo por uma determinada coisa e sabe também quando acontecerá aquilo pelo qual estou rezando, de modo que é capaz de atuar entre estes dois momentos.
Podemos efetuar orações sobre o passado, o que fazemos automaticamente quando nos dizem que alguém morreu e elevamos uma oração por sua alma, mesmo que provavelmente já tenha acontecido o juízo particular a essa alma e Deus já decidiu sobre ela.
O Padre Pio disse que podia rezar por seu bisavô morto para que se salvasse do purgatório porque suas orações foram levadas em conta ante que se sucedesse a morte de seu bisavô.
Podemos orar pelos acontecimentos do passado, porém sobre os que não conhecemos o resultado, por exemplo para que nossos entes queridos mortos se salvem e assim não tenham que passar um longo tempo no purgatório.
Por fim, Deus quer e pede nossas orações, e isso pode ser atestado nas palavras de Jesus quando disse: "Pedi e vos será dado, procurai e encontrareis, batei e a porta vos será aberta..." (Mt 7, 7-8). Portanto, tenhamos sempre em mente que Deus sustenta o universo e quer ouvir as sugestões de nossos pedidos, simplesmente pelo fato de que nos ama com Amor Eterno (cf. Jr 31,3).


You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM