banner

CONFERÊNCIA NA ESCOLA ESPIRITUAL DO PADRE PIO DE PIETRELCINA # INTRODUÇÃO

outubro 31, 2019

NA ESCOLA ESPIRITUAL DO PADRE PIO PIETRELCINA


INTRODUÇÃO: À SOMBRA DA CRUZ

“Um dia, quando nos for dado ver a plena luz do meio dia, saberemos que valor, quais tesouros foram os sofrimentos terrenos que nos fizeram ganhar a pátria que nunca terminará. Das almas generosas e apaixonadas de Deus, espera-se os heroísmos e a fidelidade para chegar, depois da subida ao Calvário, ao Tabor ”.
Essas palavras, escritas no mês de março de 1948 por Padre Pio a um religioso carmelita descalço, encerram em síntese a orientação de um programa de espiritualidade centrado no mistério da paixão e morte de Jesus e por ele aprendido e ensinado “na escola da dor ”, do sacrifício e da cruz em que nossas almas só podem se santificar”.
Nesta cátedra, o Padre Pio adquiriu seus dons inconfundíveis de verdadeiro mestre do espírito, chegando a formar uma legião “de almas generosas e apaixonadas por Deus”, nutridas pela sabedoria da cruz. Com o exemplo e a palavra, ele exortou as almas confiadas a seus cuidados a seguirem os ensinamentos dessa "escola". Com uma metodologia própria e uma estratégia simples, mas eficaz, ele foi capaz de expor claramente uma doutrina bastante profunda e não menos difícil quanto necessária para o desenvolvimento harmonioso da vida cristã.
Frequentemente, Padre Pio, em suas cartas às suas filhas espirituais, desenvolve todo um programa de direção espiritual centrado no mistério da cruz. E talvez em nenhum outro campo de sua pedagogia ascético-mística ele tenha atingido graus tão altos como neste. Se sua visão teológica da cruz era profunda na atual economia da graça, sua metodologia na formação de almas sobre essa verdade fundamental do cristianismo também era insuperável para conduzi-las com sabedoria e eficácia, seguindo as ruas ensanguentadas do Senhor crucificado.
Textos que revelam a força insuprimível da cruz:
“Tenha Jesus crucificado em seu coração e todas as cruzes do mundo parecerão rosas. Aqueles que tem sentido sentiram as dores da coroa de espinhos do Salvador, que é a nossa cabeça, de modo algum sentem outras feridas.”
“O protótipo, o modelo no qual precisamos olhar e moldar nossa vida é Jesus Cristo; mas Jesus escolheu a cruz como uma bandeira, então ele quer que todos os seus discípulos sigam o caminho do Calvário, carregando a cruz e depois morram nela. Somente desta maneira a salvação pode ser alcançada.”
“É necessário nos humilharmos, visto que somos tão pouco donos de nós mesmos e amamos tanto a comodidade e a quietude. Tenha sempre presente diante de teus olhos: Ele não veio para descansar ou ter comodidades espirituais ou temporais, mas para lutar, mortificar-se e morrer.”


POR FABIO JOSÉ DA SILVA.

MOSTEIRO SÃO JOÃO GUALBERTO, OUTUBRO DE 2019.

You Might Also Like

0 Comments

AUTOR

authorOlá, meu nome é Fabio José da Silva. Sou Blogueiro, Católico formado em filosofia e teologia. Meus assuntos de interesse neste blog são: Espiritualidade, Vida Monástica, Hesicasmo, Filosofia, Teologia e Catequese. PAX!!!
Saiba mais em nossas Redes Sociais →



Postagens Mais Visitadas

recent posts

Pinterest

Siga nosso Twitter

Curta nossa página no Facebook

Flickr Imagens

SIGA NOSSO INSTAGRAM