A oração de Jesus ou oração do coração como também é conhecida começa com o nome de nosso Deus e Senhor, Jesus Cristo. No livro de Atos, somos informados que :
“Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome, dado à humanidade, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4,12)
O poder na oração vem da proclamação do nome do Senhor. Em sua forma simples, confessamos nossa fé em Jesus Cristo como nosso Deus e Senhor. São Teófano, o Recluso, enfatiza a importância dessa oração quando diz:
Aqui ele diz poderosamente que essa oração em particular é essencial se quisermos colocar nossa alma no comando, sendo totalmente direcionada a Deus.
Santo Inácio Brianchaninov diz:
Ele está dizendo que, ao nos envolvermos nesta oração, a mente é libertada de sua confusão causada pelo ataque de numerosos pensamentos que nos distraem de Deus. Como a mente é domada pela repetida repetição dessa oração, a mente é controlada pela graça de Deus, para que possamos usar nossas faculdades racionais para direcionar nossos corpos de maneira apropriada, permitindo-nos agir de maneira consistente com a ensino de Jesus.